CI

Embrapa Pecuária Sul apresenta na Expofeira 2016 Tecnologias para a pecuária dos Campos Sul-brasileiros

A Embrapa Pecuária Sul participa da Expofeira 2016, em Bagé-RS, apresentando tecnologias para o desenvolvimento da atividade pecuária


A Embrapa Pecuária Sul participa da Expofeira 2016, em Bagé-RS, apresentando, entre os dias 12 e 16 de outubro, das 08 às 20 horas, tecnologias para o desenvolvimento da atividade pecuária nos campos Sul-brasileiros. Nesta edição, será apresentada ao público a publicação "Soluções Tecnológicas para a Pecuária do Sul do Brasil". Este catálogo está dividido em quatro grandes áreas, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura e forrageiras, no qual apresenta soluções voltadas para o desenvolvimento da pecuária nos Campos Sul-brasileiros. A publicação visa facilitar o acesso dos usuários e também difundir de forma mais ampla os resultados de pesquisas da Unidade.

Além do catálogo, estarão disponíveis no estande algumas tecnologias, como forrageiras leguminosas, bem como o BRS Estribo de capim-sudão, que são cultivares lançadas nos últimos anos pela Embrapa e parceiros. Também será disponibilizado neste espaço da Embrapa um material sobre Recomendações relacionadas à Qualidade de Sementes Forrageiras, que apresenta recomendações que devem ser observadas, referentes aos atributos físicos, fisiológicos, genéticos e sanitários das sementes.

Os visitantes também poderão conferir um monolito de solo com pastagens de campo nativo, que demonstram como diferentes intensidades de pastejo afetam a dinâmica do sistema radicular. Juntamente ao monolito, que aborda o funcionamento da dinâmica solo-planta, será tratado o assunto Re-conhecimento dos campos sul-brasileiros,  que vem lançando um novo olhar dos campos sulinos, com destaque para riqueza de espécies forrageiras nativas presentes do Bioma Pampa. Para conversar sobre estes assuntos, estarão presentes na feira os pesquisadores Leandro Volk e o José Pedro Trindade, que, dentro do Projeto Expo-aula, vão interagir com cerca de 1000 estudantes de escolas públicas e particulares de Bagé. Os atendimentos da Expo-aula acontecerão na quinta e sexta-feira (13 e 14/10), de 9h às 11h e de 14h às 16 horas.

Outra atividade agendada será a palestra da pesquisadora Elen Nalério, com o tema "Mercado e Potencialidades da Carne Ovina". Esta palestra ocorre no sábado (14/10), às 19 horas, No Salão Nobre, e está inserida na Programação da Confraria do Agronegócio. Ainda neste evento, a partir das 21 horas, ocorrerão algumas degustações, no Pavilhão de Ovinos, dentre elas, as copas ovinas, um dos produtos criados pelo Projeto Aprovinos, bem como uma Paella oferecida pelo Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga).

Logo após a cerimônia de abertura da Expofeira de Bagé, no dia 16, às 15 horas, no Pavilhão de Eventos, será feita a entrega de laudos de implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias em Bovinos de Corte (BPA) nas propriedades que aderiram ao programa e participaram das capacitações ofertadas no município de Bagé. Este programa vem sendo desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.