Embrapa Pecuária Sul promove três Dias de Campo do Projeto Alto Camaquã

Agronegócio

Embrapa Pecuária Sul promove três Dias de Campo do Projeto Alto Camaquã

Objetivo é valorizar e discutir estratégias de manejo dos recursos naturais
Por:
959 acessos
A partir desta quarta-feira (12), a Embrapa Pecuária Sul promove Dias de Campo do Projeto Alto Camaquã, com o tema “Manejo e re-conhecimento do campo nativo para produção pecuária”. Os objetivos da atividade, voltada para pecuaristas familiares, são valorizar e discutir estratégias de manejo dos recursos naturais, além da promoção do desenvolvimento endógeno da região.

O primeiro dia de campo será realizado na Unidade Experimental de Pesquisa Participativa (UEPA) localizada em Barbieri, Dom Pedrito (RS). No dia 18, é a vez da UEPA em Aberta do Cerro, Pinheiro Machado (RS). E no dia 19, na UEPA localizada em Palmas, Bagé, será promovido o terceiro Dia de Campo programado para janeiro.

Liderado pelos pesquisadores Marcos Borba e José Pedro Trindade, o Projeto Alto Camaquã busca promover o desenvolvimento territorial endógeno, a conservação da vegetação natural da região e a valorização da identidade territorial do território do Alto Camaquã, constituído pelos municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista.

As ações consideram as características históricas, sociais, ambientais, culturais e econômicas comuns dentro do território. Entre as atividades, está a criação da rede de pesquisa participativa com base em 12 Unidades Experimentais de Pesquisa Participativa (UEPAs). Cada UEPA reúne um grupo de produtores organizados que elegeram um local para experimentação onde são discutidas e praticadas questões de melhoramento de manejo de campo nativo para uma produção mais eficiente. Em 2010, o território do Alto Camaquã se tornou membro da Associação Mundial de Montanhas Famosas, entidade apoiada pela Unesco.

Programação:

Data: 12/01/2011
Local: UEPA Sergio - Barbieri (Dom Pedrito)
Horário: 9h às 17h

Data: 18/01/2011
Local: UEPA Rubens - Aberta do Cerro (Pinheiro Machado)
Horário: 9h às 17h

Data: 19/01/2011
Local: UEPA José Ivo - Palmas (Bagé)
Horário: 9h às 17h

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Pecuária Sul.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink