Embrapa poderá fornecer feijão transgênico em cinco anos


Agronegócio

Embrapa poderá fornecer feijão transgênico em cinco anos

Por:
5 acessos

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia acredita que, em cinco anos, poderá fornecer, em escala comercial, um tipo de feijão transgênico com alto grau de tolerância a herbicidas à base de glufosinato de amônia (GA). Testes preliminares com uma variedade resistente ao GA já foram realizados, com resultados considerados animadores. Vão seguir nos próximos meses e, em dois ou três anos no máximo, poderão ser enviadas sementes ao Centro Nacional de Pesquisas de Arroz e Feijão, unidade da Embrapa localizada em Goiás.

Segundo a Embrapa, é importante desenvolver uma variedade de feijão transgênico para aumentar a produtividade, já que a produção do grão, no Brasil, é feita preponderantemente por pequenos agricultores. “Não é possível controlar adequadamente as ervas daninhas com capinagem manual”, diz o professor Giovanni Rodrigues Vianna, pesquisador da Embrapa.

Vianna conduziu os testes com um tipo de feijão modificado geneticamente pela Embrapa que agüentaram 500 miligramas por hectare de herbicida, 25% mais que o volume utilizado em escala comercial. Segundo ele, com o desenvolvimento do feijão transgênico tolerante a herbicida, o agricultor poderia direcionar para outra atividade a mão-de-obra empregada na capinagem, o que também poderia ter efeitos positivos na produtividade.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink