Embrapa promove curso para melhorar semente de soja

Agronegócio

Embrapa promove curso para melhorar semente de soja

São realizadas quase 200 mil análises por ano de sementes de soja com o teste
Por: -Giuliano
10 acessos

O II Curso de Vigor para Sementes de Soja será realizado entre 16 e 20 de julho, na Embrapa Soja de Londrina (PR), para apresentar metodologias dos principais testes de vigor que podem ser usados nos laboratórios de análise de sementes. O curso contará com aulas teóricas e práticas, ministradas por pesquisadores da Embrapa da Soja, professores da Esalq/USP e Unesp de Jaboticabal.

De acordo com o pesquisador José de Barros França Neto, da Embrapa Soja, o teste de tetrazólio - mais aplicado na avaliação da qualidade de semente de soja - oferece informações sobre o potencial de germinação, o vigor da semente, os índices de danos mecânicos, causados por percevejos e por umidade. No Brasil, são realizadas anualmente quase 200 mil análises de sementes de soja com o teste, tornando o País líder mundial no controle de qualidade de sementes.

O tetrazólio é o teste mais usado atualmente, mas existem outros 10 testes, que serão detalhados no curso e permitem o refinamento do sistema de controle de qualidade. “Isso resulta na produção de sementes de qualidade mais elevada, agregação de valor e diferenciação do produto para o mercado de semente. Tudo isto é pré-requisito para se atingir altos níveis de produtividade”, diz o pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Soja.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink