CI

Embrapa promove palestras na Expofruit 2020

O evento que este ano é online e gratuito, acontece de 08 a 10 de dezembro


Foto: Pixabay

Agricultura digital, cultivo superadensado de cajueiro, mecanização e pegada de carbono estarão entre os temas apresentados por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante a Expofruit 2020 – Feira Internacional da Agricultura Tropical Irrigada. O evento que este ano é online e gratuito, acontece de 08 a 10 de dezembro, por meio da plataforma Zoom. Veja a programação completa no site  https://www.expofruit.com.br/

Avanços na tecnologia de produção e na organização de produtores para a sustentabilidade da cajucultura serão apresentados no primeiro dia de atividades, na sala Caju, de 15h às 18h. O debate começa com a apresentação sobre uso de mecanização na cajucultura, com o técnico da Embrapa Agroindústria Tropical Raimundo Souza. O pesquisador Afrânio Arley abordará o cultivo de clones de cajueiro-anão em sistemas superadensados.

Paralelamente, na sala Mamão, serão abordadas tecnologias de produção, transgenia no controle de doenças e o monitoramento de pragas. A mesa mediada pelo pesquisador Jaeveson da Silva, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, contará com a palestra "Monitoramento de pragas do mamoeiro: métodos e ferramenta de aplicação – Simpmamão". Dela participarão os pesquisadores Nilton Fritzons Sanches, Hermes Peixoto Santos Filho e Luciano Vidal Pontes, todos da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Na sala Melão, serão apresentados temas relacionados às demandas ambientais e comerciais do melão e da melancia. O debate será mediado pelo pesquisador Fernando Aragão (Embrapa Agroindústria Tropical). A pesquisadora Clea Brito de Figueiredo abordará pegadas de carbono e hídrica no meloeiro no Pólo Baixo Jaguaribe – Açu.

Na sala Fruticultura 4.0, a pesquisadora Silvia Massruha da Embrapa Informática Agropecuária falará sobre Agricultura digital (agro 4.0): da biotecnologia ao big data, a agricultura inteligente e sustentável.
No dia 09, na sala Frutas, a mesa redonda "Oportunidades para a fruticultura no semiárido" será mediada pela pesquisadora Maria Auxiliadora Coêlho de Lima (Embrapa Semiárido). Na ocasião, serão proferidas as palestras:  "Viabilidade da citricultura no Vale do Apodi" (Débora Costa Bastos – Embrapa Semiárido); "Possibilidades de cultivo da umbu-cajazeira no semiárido" (Francisco Xavier de Souza – Embrapa Agroindústria Tropical) e "Produção de peras no semiárido" (Paulo Roberto Coelho Lopes – Embrapa Semiárido).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.