CI

Embrapa promove seminário sobre versatilidade da soja

O evento irá abordar a versatilidade da soja como matéria-prima industrial


A produção, comercialização e a utilização de produtos industriais à base de soja nos EUA serão assuntos abordados no seminário internacional “Soja: recurso renovável para usos industriais não-alimentares”, ministrado pelo representante da United Soybean Board, conselho da Associação Americana dos Produtores de Soja, John Campen. O evento promovido pela Embrapa acontece nos dias 11 e 12 de abril, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro (RJ).

Plásticos, lubrificantes, vernizes, tintas para impressão, adesivos e solventes são os principais produtos - de uso não alimentar - elaborados a partir da soja, nos Estados Unidos.

Segundo Campen, a crescente elevação nos preços do petróleo, tem levado a indústria química a procurar matéria-prima alternativa. Ele explica que o uso de farelo ou óleo de soja como matéria-prima na elaboração de produtos industriais depende do custo do produto e da sua performance. “Os produtos resultantes devem apresentar performance igual ou superior àqueles que estão sendo substituídos e os custos devem ser iguais ou inferiores”, completa.

Campen diz que em muitos casos, a elaboração desses produtos gera menor emissão de compostos orgânicos voláteis, apresentam baixa toxicidade, são biodegradáveis e de baixo custo. “Estudos sobre o ciclo de vida desses produtos mostram que, em muitos casos, é usada menor quantidade de energia para sua produção e sua utilização em substituição aos petroquímicos, resulta em menores níveis de gases que provocam o efeito estufa”, afirma. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

Serviço:

- A programação completa e as informações sobre inscrição do seminário “Soja: recurso renovável para usos industriais não alimentares” estão disponíveis no site www.cnpso.embrapa.br/soja2007/ ou pelo e-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.