CI

Embrapa realiza curso de meliponicultura em Marabá (PA)

Manejo de abelhas nativas sem ferrão é tema de curso que a Embrapa Amazônia Oriental realiza nos dias 5 e 6 de dezembro


O manejo de abelhas nativas sem ferrão é tema de curso que a Embrapa Amazônia Oriental realiza nos dias 5 e 6 de dezembro, em Marabá (PA). É a primeira capacitação do projeto Agrobio na região, que visa gerar renda e aumentar a produtividade dos agricultores familiares na Amazônia Legal.

A capacitação ocorre na sede do Instituto Federal Rural de Marabá, parceiro do projeto e tem como público prioritário, alunos de cursos técnicos da instituição, em grande parte, filhos de agricultores de assentamentos da região, além de agentes de assistência técnica.

O Agrobio  (Abelhas, variedades crioulas e bioativos agroecológicos: conservação e prospecção da biodiversidade para gerar renda aos agricultores familiares na Amazônia Legal) é um dos 11 projetos com recursos do Fundo Amazônia que a Embrapa está implementando no sudeste paraense, região eleita para receber todas as ações no Pará. Nesta primeira etapa, leva à Marabá as tecnologias geradas ou melhoradas pela Embrapa, aplicadas à cadeia produtiva de abelhas  sem ferrão, com o objetivo de gerar e melhorar a renda dos produtores, com aumento de produtividade das culturas agrícolas nos assentamentos e novas opções de negócios a partir dos produtos e subprodutos da meliponicultura, como o mel e a própolis, conforme explicou o gestor do projeto, o pesquisador  Daniel Santiago.

Ainda de acordo com o pesquisador, o Agrobio teve início no segundo semestre de 2018 e atua em três frentes convergentes que reúne a meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão), o levantamento e cultivo de variedades crioulas, nesse caso, as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e a identificação de potenciais bioativos oriundos dessas duas atividades.

Além das capacitações, o projeto irá instalar Unidades Demonstrativas na área de assentamento, que servirão como vitrine das tecnologias da Embrapa para a região, como por exemplo a criação de abelhas para a potencialização do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do açaí e da meliponicultura. “A meliponicultura não visa apenas a produção de mel e derivados, mas a presença de colmeias junto as lavouras  e pomares potencializam a produção de frutos, hortaliças e até grãos”, enfatizou o pesquisador. 

Fundo Amazônia - O Agrobio é um dos 19 projetos em fase de execução que compõem o Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, financiado com recursos do Fundo Amazônia, operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Embrapa e parceiros atuam em todos os estados da Amazônia Legal com o objetivo de reduzir o desmatamento e promover a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, a partir do fortalecimento da agricultura familiar da região. No Pará, a Embrapa elegeu o sudeste paraense e a região irá receber ações de dez projetos diferentes com dezenas de atividades em diversas cadeias agropecuárias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.