CI

Embrapa realiza fórum para produtores da região de Seropédica

Evento vai tratar da produção e comercialização de alimentos orgânicos


Evento vai tratar da produção e comercialização de alimentos orgânicos

Embrapa Agroindústria de Alimentos vai realizar, no dia 24 de agosto, o fórum Produção e Comercialização de Alimentos Orgânicos na região de Seropédica (RJ), destinado a produtores, estudantes, extensionistas e demais interessados na área de alimentos. O evento será realizado no auditório do Centro de Formação em Agroecologia e Agricultura Orgânica (Fazendinha), localizado na BR 465 km 7 (antiga Rio-São Paulo km 47), bairro Ecologia, município de Seropédica.

Durante todo o dia de atividades, os participantes receberão instruções de técnicos e pesquisadores, e terão a oportunidade de obter informações para seu próprio negócio ou até mesmo orientações para ingressar nesse mercado, como explica a coordenadora do projeto Comunicação para a Popularização da Ciência e Tecnologia de Alimentos, Renata Torrezan: “Com ações como essa, pretendemos ajudar o produtor a investir com mais segurança e mais qualidade de informação. È uma oportunidade para se ter contato direto com especialistas da área de alimentos, o que certamente pode estimular a entrada dessas pessoas nesse mercado que é muito promissor”, explica.

A primeira atividade do fórum será uma visita técnica ao Sistema Integrado de Produção Agroecológica, onde os participantes conhecerão alguns métodos empregados na produção de alimentos agroecológicos, "além de técnicas simples e aplicáveis que possam auxiliar o produtor em seu dia-a-dia", ressalta Renata. A visita será conduzida pelos palestrantes Gabriel Alves Botelho de Mello, João Fernandes Fogel e João Henrique Vasquez Jordão, todos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Após a visita, o engenheiro da Embrapa, Fernando Teixeira, vai tratar, numa palestra seguida por debate, da importância do processamento mínimo das hortaliças orgânicas e da adoção de procedimentos e produtos que podem ser utilizados para higiene e sanitização.

No período da tarde, estarão em pauta o mercado, a comercialização e as embalagens de alimentos orgânicos, em uma mesa-redonda com a representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiana Góes, Cristina Ribeiro, da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO) e Sylvia Wachsner, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

O fórum é uma parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos com o Colégio Técnico da Universidade Rural, Embrapa Agrobiologia, Pesagro e UFRRJ. Para se inscrever, basta contatar a Embrapa ou no CTUR.
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.