CI

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia comemora 36 anos

Cooperações técnicas com os setores público e privado resultarão em tecnologias e conhecimentos


Cooperações técnicas com os setores público e privado resultarão em tecnologias e conhecimentos em prol do agronegócio sustentável

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, comemora seu 36º aniversário em um ano muito especial, no qual o mundo celebra o Ano Internacional da Biodiversidade e a Embrapa, o Ano dos Recursos Genéticos. Para brindar a essa data, a Unidade assina, no dia 24 de novembro de 2010, às 15 horas, durante solenidade em comemoração ao seu aniversário, novas parcerias e cooperações técnicas que vão consolidar ainda mais o seu papel como instituição promotora de pesquisas de conservação e uso de recursos genéticos vegetais, animais e de micro-organismos.

Um dos pontos altos da solenidade será a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Jardim Botânico Real do Kew, no Reino Unido. O objetivo é ampliar a base de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável da agricultura, uso sustentável de recursos naturais, conservação da biodiversidade e fortalecimento institucional.

Brasil e Inglaterra intensificam cooperação técnica em prol da conservação de recursos genéticos vegetais

A discussão desse Memorando foi iniciada com a visita do chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, no período de 28 de setembro a 1º de outubro, ao Banco de Sementes Millennium do Departamento de Conservação de Sementes do Jardim Botânico Real do Kew. Esse banco tem sido usado como modelo para vários países que desejam implantar ou aprimorar os seus bancos genéticos, como a China recentemente.

A visita teve como objetivo discutir estratégias para aprimorar o banco genético de sementes da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (FOTO), que é hoje o maior do Brasil e da América Latina, com mais de 100 mil amostras de sementes de cerca de 600 espécies vegetais de importância socioeconômica. Já foram iniciadas as obras para construção do novo banco, que terá capacidade para conservar 700 mil amostras de sementes. A assinatura do documento prevê a assessoria da instituição inglesa na implantação da segunda fase dessa construção.

O Jardim Botânico Real de Kew é um dos mais extensos, antigos e prestigiados jardins botânicos do mundo. O Kew Garden, como é conhecido, constitui um grande complexo de jardins, arboretos e estufas situadas num vasto parque localizado entre Kew e Richmond, na periferia sudoeste de Londres.

A cooperação prevê ainda: treinamento conjunto em recursos genéticos com a participação de outros países, notadamente América Latina e África; estabelecimento de padrões internacionais de conservação e desenvolvimento de pesquisas de biologia molecular voltadas para a conservação de recursos genéticos.

Contrato amplia ações em prol da segurança alimentar de povos indígenas.

Será firmado também durante a solenidade o Contrato de Implementação entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com o objetivo de estreitar ainda mais a cooperação entre as duas instituições em prol da sensibilização ambiental e manejo de tracajá (Podocnemis unifilis) no Parque Indígena do Xingu.

O tracajá (espécie parente da tartaruga da Amazônia) é muito importante na alimentação dos povos do Xingu, pelo alto teor de proteína encontrado nos ovos e na carne.

A parceria entre as duas Instituições começou em 2007 com o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo sustentável do tracajá junto às diferentes aldeias. O objetivo é reduzir a predação de ovos e de filhotes e, assim, colaborar para a segurança alimentar dos povos indígenas do Xingu.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/RAN, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, é um centro especializado em pesquisa e conservação da fauna que tem como missão coordenar, promover e realizar, em âmbito nacional, as ações de conservação e manejo de répteis e anfíbios da fauna brasileira.

A solenidade em comemoração ao 36º aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia acontece no dia 24 de novembro, às 15 horas, no auditório “Assis Roberto De Bem” da Unidade (Parque Estação Biológica – PqEB, final Av. W5 Norte, atrás da 2ª DP, Brasília, DF).

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.