CI

Embrapa Roraima inicia processo de priorização de demandas

Embrapa iniciou processo interno para identificação e priorização de demandas


A Embrapa Roraima iniciou processo interno para identificação e priorização de demandas, com revisão das áreas de atuação e proposição de novas linhas de trabalho. O objetivo é alinhar o portfólio de Pesquisa e Transferência de Tecnologias (TT) da Unidade às novas necessidades do Estado, tendo como foco a inovação e o mercado.

A primeira etapa das atividades envolveu a delimitação de sete áreas de trabalho, foram elas: Fruticultura; Grãos, fibras e cultivos agroindustriais; Manejo florestal madeireiro e não madeireiro; Pecuária e pastagens; Horticultura; Aquicultura e pesca, e Biodiversidade. A segunda etapa vem sendo realizada por meio de reuniões técnicas para a priorização de culturas e cadeias produtivas dentro das áreas já delimitadas. A metodologia utilizada é a AHP (Analytic Hierarchy Process).

De acordo com o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Aloísio Vilarinho, o processo também envolverá o levantamento das demandas tecnológicas junto ao público externo. “Iremos ouvir produtores, associações, cooperativas, empresários, instituições de ensino e pesquisa e demais representantes do setor agropecuário de Roraima. A ideia é identificar os problemas e oportunidades apontados por esses públicos para as culturas e cadeias selecionadas”, diz.

Após o levantamento de todos os dados, o corpo técnico da Embrapa validará as informações, definindo o que efetivamente será trabalhado e priorizado. “Queremos, com isso, dar mais foco, direcionamento e objetividade a nossa programação de pesquisa e TT”, finaliza. Os resultados da priorização serão divulgados em evento ainda este ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.