CI

Embrapa Soja estimula qualificação na produção de sementes

O Curso, destinado a profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes, acontece duas vezes por ano, na Unidade de Pesquisa de Soja, em Londrina, no Paraná


A Embrapa Soja promove, entre os dias 1 e 5 de setembro, a 47ª edição do Curso Diacom: Tetrazólio e Patologia de Sementes. O Curso, destinado a profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes, acontece duas vezes por ano, na Unidade de Pesquisa de Soja, em Londrina, no Paraná.

A programação engloba aspectos práticos e teóricos sobre os testes de patologia de sementes - que permite identificar os principais fungos que interferem no padrão de germinação da semente - e tetrazólio - que possibilita conhecer a viabilidade e o vigor da semente sem as interferências do processo de infecção causado por patógenos que a acompanham.

Durante as práticas de laboratório em tetrazólio serão apresentados conhecimentos que permitam aos alunos identificar danos mecânicos, térmicos, deterioração por umidade ou causados por percevejo além de estimular o uso dos níveis de vigor e potencial de germinação. Nas práticas de patologia de sementes haverá treinamento quanto à instalação, condução e avaliação do teste de sanidade em soja, permitindo a identificação das estruturas dos principais patógenos da semente.

A programação teórica abordará conhecimentos básicos a respeito das metodologias dos testes, bem como informações recentes sobre tecnologia de produção de semente de soja e avaliação da qualidade e tratamento de sementes.

Para esta edição, as vagas estão todas preenchidas e há lista de espera. José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja, afirma que a grande demanda pelo treinamento demonstra que "os produtores de sementes estão cada vez mais conscientes sobre a importância da qualidade na produção de semente de alta qualidade e, por isso, investem cada vez mais na qualificação de seus técnicos". Para ele, "a semente de alta qualidade é a base do sucesso da lavoura de soja". As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.