Embrapa Soja promove curso básico sobre a cultura da soja
CI
Agronegócio

Embrapa Soja promove curso básico sobre a cultura da soja

Evento busca informar profissionais vinculados à produção do grão sobre as novas tecnologias
Por: -Janice
A Embrapa Soja promove, entre os dias 22 e 26 de setembro, na sede da Unidade, em Londrina (PR), a segunda edição do Curso Básico sobre a Cultura da Soja. O evento, direcionado aos produtores, técnicos agrícolas e profissionais vinculados à cultura da oleaginosa, pretende repassar informações sobre as novas tecnologias para a produção da soja, a fim de garantir competitividade e rentabilidade ao produtor.


O Brasil é hoje, referência mundial em geração de tecnologia para a produção da soja, principalmente quando o assunto é a cultura situada em baixas latitudes, ou seja, em regiões de temperaturas mais elevadas. As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Soja, seus parceiros e outros institutos de pesquisa têm contribuído para a crescente produtividade apresentada pela soja. Novas pesquisas garantem técnicas de manejo mais adequadas para cada região, controle de pragas e doenças, além de variedades de semente com qualidade.

Sem a transferência dessas tecnologias aos técnicos e produtores, a pesquisa não atinge seu objetivo final – que é garantir a qualidade e a melhora na produção nacional do grão. Diante dessa necessidade, a Embrapa Soja pretende realizar o Curso Básico Sobre a Cultura da Soja anualmente. Para essa edição, serão discutidos dois novos assuntos: soja na alimentação e produção integrada do grão.


Além das novidades, o curso apresenta informações básicas sobre os diversos segmentos técnicos envolvidos no cultivo da soja: práticas culturais, fertilidade e nutrição de plantas, interação lavoura-pecuária, estratégias de manejo do solo, de plantas daninhas, de pragas e de doenças, métodos de melhoramento genético clássico e em associação com ferramentas moleculares para o desenvolvimento de cultivares e identificação de genes, ferramentas biotecnológicas empregadas para obtenção de transgênicos, tecnologias para aplicação de pesticidas, tecnologias para produção de sementes, aspectos de ecofisiologia e zoneamento agroecológico.

A pesquisadora da Embrapa Soja, Francismar Marcelino, integrante da Comissão Organizadora, espera repetir o sucesso da versão inicial e ainda consolidar a oferta anual do Curso pela Embrapa Soja. “Além de sua reconhecida excelência como centro gerador de tecnologias para a produção e processamento da soja, a Embrapa Soja busca o reconhecimento como centro de capacitação tanto em nível nacional como internacional” afirma.


A Embrapa Soja pretende ofertar, além do curso básico de soja, módulos detalhados sobre pontos específicos da produção da soja, ministrados no decorrer do ano. A instituição também planeja a inclusão de aulas práticas durante os módulos. “O participante poderá optar por fazer o curso básico ou os módulos específicos que desejar. Assim, vamos oferecer capacitação técnica durante todo o ano, abrangendo os mais variados temas relacionados à cultura da soja”, analisa a pesquisadora.

Nesta versão, serão oferecidas apenas 80 vagas para participação no evento. Os interessados podem acessar o site (www.cnpso.embrapa.br/cursodesoja), onde estão disponíveis os detalhes da programação e inscrição, ou ligarem para a F&B Eventos e Comunicação, empresa organizadora do curso, no telefone (43) 3025-5223. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Soja.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.