CI

Embrapa Sudeste destaca novos projetos para 2007

Novas pesquisas da Embrapa Pecuária Sudeste vão abordar este ano o meio ambiente e vermífugos naturais


Algumas novidades e inovações estão previstas na programação da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) para 2007. Novos projetos de pesquisa serão iniciados, como sistemas silvipastoris, vermífugos naturais para controle de ovinos, redução da mortalidade embrionária em bovinos, além de trabalhos na área de sanidade, como mastite e a avaliação da ação de extratos vegetais sobre carrapatos em bovinos.

Uma das novidades é o sistema silvipastoril, com a utilização, no mesmo espaço, de gado e de espécies florestais nativas indicadas para a produção de madeira, visando o uso mais eficiente da terra, o aumento da renda do produtor e a criação de corredores ecológicos. Esse sistema tem tido grande repercussão diante das novas preocupações da produção pecuária no Brasil, com o bem-estar animal e com a proteção ambiental.

Outra pesquisa nova é a avaliação da eficiência de vermífugos naturais, à base de eucalipto, no controle de verminoses em ovinos, um dos segmentos da pecuária nacional com grande perspectiva de expansão. Os estudos têm como objetivo adaptar a formulação dos produtos à base de eucalipto, inicialmente dirigidos ao controle de parasitas.

Os mais de 60 projetos e ações, de pesquisa e de transferência de tecnologias, terão a continuidade prevista, nas áreas de biotecnologia, genética animal (raças e cruzamentos), genética vegetal (seleção e melhoramento de forrageiras), tecnologias e manejos com menores impactos ambientais, qualidade de carne, bem-estar animal (bom tratamento para bovinos e ovinos), sistemas silvipastoris, instrumentos e rastreabilidade, alimentação e nutrição animal, solos e adubação, produtividade e qualidade de carne e couro de ovelhas, irrigação e uso de água em pastagens, sementes de forrageiras, alfafa, aveia, manejo de animais, manejo de pastagens, entre outros. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Sudeste.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.