CI

Embrapa Tabuleiros comemora 35 anos em audiência pública

Na ocasião, serão apresentadas as ações da Unidade nos últimos 12 meses e os resultados alcançados


A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta sexta-feira, 19, audiência pública para prestação de contas junto ao seu Comitê Assessor Externo (CAE).

Em junho de 2010, a Unidade completou 35 anos de criação, e reservou aos participantes da audiência pública do CAE uma série de ações de comemoração.

Os CAEs são órgãos consultivos de atuação junto às mais de 40 Unidades de Pesquisa e Serviço da Embrapa. A sua principal finalidade é assessorar essas Unidades em seus processos de planejamento, acompanhamento e avaliação.

Com até 12 membros em sua composição, o CAE se reúne ordinariamente duas vezes por ano, sendo que um dos encontros ocorre de forma aberta à sociedade, em audiência pública.

Presidido pelo diretor administrativo da Embrapa, Geraldo Eugênio de França, o CAE da Embrapa Tabuleiros Costeiros tem entre seus membros o chefe-geral da Unidade, Edson Diogo Tavares, o chefe de pesquisa, Ronaldo Resende, além de representantes dos parceiros e dos públicos de interesse da Unidade. Os membros possuem mandato de três anos, renovável por outros três.

Compõem, ainda, o comitê da Unidade representantes do Governo do Estado, como os secretários do Planejamento, Lúcia Falcón, e da Agricultura, Paulo Viana; representantes de bancos de fomento, como o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; membros de movimentos sociais organizados, a exemplo de João Daniel, coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST); e integrantes do setor produtivo, como o representante de produtores de cana-de-açúcar de Alagoas, Cariolando Oliveira.

Audiência e aniversário

A reunião em forma de audiência pública tem início às 8h30, no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, que fica na avenida Beira Mar, 3250, na Zona Sul de Aracaju. O chefe-geral, Edson Diogo, vai apresentar as ações da Unidade nos últimos 12 meses e os resultados alcançados.

Os participantes e membros do CAE receberão diversas publicações produzidas pela Unidade, entre elas o Relatório de Atividades 2008-2009, lançado no primeiro semestre deste ano. A Unidade deve, ainda, propor prioridades das ações de pesquisa e transferência de tecnologia e conhecimentos para 2011.

Em comemoração aos 35 anos, a Unidade lançará, em parceria com os Correios, o selo postal comemorativo dos 35 anos. Durante a reunião, a Embrapa Tabuleiros Costeiros inaugura sua galeria de ex-chefes, no hall de entrada do prédio da administração. Serão afixadas as fotos dos sete dirigentes que comandaram a Unidade desde 1975.

Serão lançadas publicações científicas dos pesquisadores e analistas da Unidade e a cultivar de milho Gorutuba.

As comemorações se encerram com a inauguração do Lago da Unidade. Construído no entorno da sede, o lago atende a determinação do Ministério Público Estadual, promovendo a contenção hidráulica de uma área alagadiça e evitando a proliferação de focos do mosquito da dengue.

Feito com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa), com investimento de R$ 352 mil, o espaço servirá, também, como área de contemplação, relaxamento e lazer para os empregados e visitantes. As melhorias contemplarão, ainda, o povoamento do lago com peixes, para que sirva de campo para experimentos em aquicultura, inclusive com visitas guiadas de estudantes.

SERVIÇO

O que: Audiência Pública do CAE - Comemoração de 35 Anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros
Quando: 19/11 (sexta)
Hora: 8h30-11h30
Onde: Auditório da Embrapa (Av. Beira Mar, 3250)
Quem: Edson Diogo Tavares (Chefe-geral)

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.