CI

Embrapa terá participação de peso na Fenadoce/RS

Foco é destacar a importância da segurança alimentar para a região


Embrapa Clima Temperado vai lançar novo trio de batatas-doce, montar um grande estande similar a uma propriedade familiar, apresentar alternativas de diversificação a fumicultores em “Tarde de Campo” da goiaba e organizar a reunião da indicação geográfica do pêssego

A mais tradicional feira de Pelotas/RS e a principal do segmento do doce no país vai começar na próxima quarta-feira – 15 de junho. Tradicional parceira do evento, participando desde a edição de estréia de 1986, a Embrapa Clima Temperado vai ter uma presença de peso. A Empresa está organizando o lançamento de produtos, a realização de eventos paralelos e a exibição de uma grande gama de informações aos cerca de 300 mil visitantes esperados para a feira. O foco: destacar a importância da segurança alimentar para a região e as alternativas para garanti-la.

Com um estande de 64 m² fincado no centro da Fenadoce, a Embrapa vai mirar os alimentos saudáveis e os bons hábitos alimentares. O espaço da Empresa terá, por exemplo, mini-lavouras e uma cozinha familiar. A idéia central é mostrar ao público as contribuições da Embrapa para a segurança alimentar, incluindo a produção de base ecológica, o processamento, a armazenagem e o consumo de alimentos de qualidade.

Será levado aos visitantes da feira um modelo de propriedade familiar de produção diversificada e sustentável. Premiada nas últimas edições da Fenadoce por ter o mais bonito estande do evento, a expectativa deste ano é de voltar a encantar o público.

Batata-doce

Um dos pontos altos da programação da Embrapa será o lançamento para a região de três novas cultivares de batata-doce reconhecidas pela produtividade de quatro a oito vezes superior à média brasileira. As BRS´s Amélia, Cuia e Rubissol produzem, em média, de 32 t/ha a 60 t/ha – no país, o número fica em 8 t/ha e no Rio Grande do Sul em 11 t/ha.

Além disto, a BRS Amélia, por exemplo, destaca-se pelo seu nível de suculência e pelo grau de doçura. Seu potencial culinário tem tudo para agradar aos paladares mais exigentes.

Apresentadas na sede da Embrapa em Brasília/DF no aniversário da Empresa, agora o trio será lançado oficialmente na sua região de origem no dia 21, às 19h. O público poderá ver as cultivares, receber informações sobre cultivo e consumo e, a melhor parte, degustar doces das batatas-doce.

Pêssego e goiaba

No dia 17, a Unidade vai reunir produtores e comerciantes da região em uma propriedade rural da Colônia São Manoel para apresentar a goiaba como alternativa ao fumo, cultura que dominou boa parte da região nos últimos anos e, agora, vive uma ameaça de baixos preços e demanda em queda.

A goiaba serve de base para uma ampla gama de produtos da indústria e é uma cultura espontânea. Goiabeiras geralmente estão presentes nas propriedades de maneira natural, faltando apenas qualificar o cultivo – o que pode ser feito pela introdução de variedades mais produtivas.

Já o pêssego terá sua indicação geográfica debatida. Um grupo gestor está viabilizando a indicação do pêssego da região. A idéia é criar certificações para fazer surgir, por exemplo, “o pêssego de Pelotas”. Uma reunião do grupo, capitaneada pela Embrapa, será realizada durante a Fenadoce, no dia 21.


+ AGENDA
15/06 Início das Atividades e Abertura do Estande
17/06 Participação na Abertura Oficial Fenadoce
17/06 Tarde de Campo Goiaba
21/06 Lançamento Cultivares Batata-doce
21/06 Reunião Indicação Geográfica Pêssego


+ ESTANDE
Temática: segurança alimentar na propriedade familiar
– Mini-lavouras
– Cozinha familiar
– Canteiro com compostagem laminar
– Minhocário campeiro
– Sistema agroflorestal
– Pomar
– Réplica de potreiro
– Degustações
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Clima Temperado

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.