Embrapa vai participar da maior feira florestal dinâmica da América Latina

Agronegócio

Embrapa vai participar da maior feira florestal dinâmica da América Latina

Os eventos técnicos da Semana Florestal Brasileira acontecem em Ribeirão Preto/SP
Por:
878 acessos

Os eventos técnicos da Semana Florestal Brasileira acontecem em Ribeirão Preto/SP

Em abril de 2018 acontece a Semana Florestal Brasileira, composta pelo Encontro Brasileiro de Silvicultura, o Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal e a Expoforest, já considerada a maior feira florestal dinâmica da América Latina e que pretende, em 2018, ser a maior do mundo. O evento é organizado pela Malinovski Florestal e a Embrapa Florestas (Colombo/PR) será a responsável técnica pelo Encontro Brasileiro de Silvicultura, além de ter uma área demonstrativa de ILPF na feira dinâmica. "Participamos em outras edições também organizando o Encontro e com um estande na feira, mas para 2018 pretendemos participar de forma mais ativa da dinâmica florestal e escolhemos uma área para implantar um sistema silvipastoril", explica Edson Tadeu Iede, Chefe Geral da Embrapa Florestas.

Já reconhecida pelo mercado florestal como a mais importante feira do Brasil, no dia 30/11 a Expoforest foi apresentada a mais de 120 empresários como a maior e mais importante feira florestal de 2018, assim como a mais extrema. "Em 2018, a Expoforest será a principal feira florestal do calendário mundial. Além disto, nossos expositores e visitantes poderão vivenciar toda a ‘pegada extrema' da feira, com a maior trilha entre as feiras dinâmicas mundiais, a maior quantidade em volume de derrubada de madeira, em um ambiente totalmente real de operação florestal. Por isto, desenvolvemos a campanha ‘Extreme Forestry Fair'", explica Jorge R. Malinovski, diretor geral da Malinovski, empresa organizadora da feira. 

Apostando e defendendo este conceito, empresas como Caterpillar, John Deere, Komatsu Forest, Ponsse, Volvo, Scania, Tracbel, New Holland, Agroceres, Syngenta, FMC, Liebheer, Sthil, entre dezenas de outras, assinaram pré-contratos de participação na feira. A expectativa da organização para a edição 2018 é de crescimento de 20% em relação ao número de expositores.

Os eventos técnicos da Semana Florestal Brasileira acontecem em Ribeirão Preto/SP, dias 9 e 10/04 e, a feira, de 11 a 13/04/2018, no município de Santa Rita do Passa Quatro, cidade localizada na região de Ribeirão Preto, em uma área de 200 hectares de eucalipto clonal. A International Paper abrirá novamente as suas portas para a realização da Expoforest. "Estamos passando diversos desafios como de produtividade, logística, tecnologia operacional, portanto, ter uma feira como essa proporciona um ambiente de networkinge desenvolvimento espetacular. Ela é um legado que deixaremos para o futuro do setor", afirmou Denis Carmanhani, da International Paper.

O Chefe Geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, compareceu ao lançamento e destacou a importância do setor florestal. "O setor, mesmo com a crise, cresceu 3% gerando cerca de 70 bilhões de dólares, este resultado nos dá muito orgulho e nos ajuda a passar pelo momento de transformação que temos vivido, isto é altamente positivo para todo o setor florestal brasileiro", destacou.

Em sua última edição, em 2014, o Encontro Brasileiro de Silvicultura aconteceu em Campinas/SP e reuniu cerca de 700 profissionais em dois dias de palestras e mesas redondas. Já a Expoforest foi realizada em Mogi Guaçu (SP), com a participação de 208 empresas que apresentaram máquinas, equipamentos e tecnologias utilizadas para produção de madeira proveniente de florestas plantadas. No total, 25.107 visitantes do segmento florestal de 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal e de 27 países estiveram presentes no evento. Durante a sua realização, mais de R$ 152 milhões foram fechados em negociações comerciais.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink