CI

Embrapa vai promover curso de andrologia na espécie bovina

Curso tem 12 vagas e as inscrições se estendem até o dia 12 de outubro


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (FUNCREDI) promovem, no período de 3 a 8 novembro, o XII Curso de Exame Andrológico e Processamento de Sêmen Bovino. O curso tem como objetivo capacitar e atualizar médicos veterinários em técnicas de coleta, avaliação e processamento de sêmen bovino. O curso visa ainda treinar os participantes no conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema genital masculino bovino; nas técnicas para avaliação de características físicas e morfológicas do sêmen; na tecnologia de congelamento de sêmen e na aplicação de novas metodologias para avaliação de reprodutores bovinos.


O exame andrológico é o conjunto de procedimentos utilizados para avaliar a capacidade reprodutiva de um animal e envolve vários testes, tais como: análise física e morfológica do sêmen (volume, concentração, motilidade, vigor e morfologia espermática), avaliação do interesse sexual, capacidade de monta e avaliação da saúde geral do animal. Esse exame é uma ferramenta fundamental para a seleção de touros aptos para a reprodução, tornando possível identificar animais com maior quantidade e qualidade de sêmen. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Serviço:

O curso será coordenado pela pesquisadora Margot Alves Nunes Dode, que compõe a equipe de biotecnologia animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Estão sendo oferecidas 12 vagas e os interessados devem enviar os seus currículos junto com a ficha de inscrição até o dia 12 de outubro à Coordenação Administrativa de Treinamento da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no endereço: Parque Estação Biológica – PqEB – Final da Av. W5 Norte CEP: 70770-900, Brasília, DF. Os currículos serão analisados pelos coordenadores e os candidatos selecionados serão oficialmente informados por fax, telefone ou correio, imediatamente após o período de inscrição.


Mais informações podem ser obtidas com Joaquim Dias Nogueira, pelo telefone: (61) 3448-4783, fax: (61) 3340-3666, e-mail: [email protected], ou ainda pelo endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.