CI

Emdagro realiza ações de prevenção para citricultura

Ao todo, serão 17 beneficiadoras visitadas nas regiões Sul e Centro Sul de Sergipe


Ao todo, serão 17 beneficiadoras visitadas nas regiões Sul e Centro Sul de Sergipe

Técnicos da defesa sanitária vegetal da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) estão realizando visitas a proprietários de beneficiadoras de citros do Estado de Sergipe com o objetivo de orientá-los sobre as exigências legais que norteiam a atividade. Ao todo, serão 17 beneficiadoras visitadas nas regiões Sul e Centro Sul de Sergipe.
 
Além da legislação, os proprietários serão orientados também sobre os riscos fitossanitários que envolvem a cultura, a exemplo da proibição de beneficiamento de frutos oriundo do Estado de São Paulo e dos prejuízos econômicos que a doença Greening pode causar aos citricultores.  “Aproveitando a oportunidade, nossos técnicos estão orientando os proprietários sobre o destino adequado para os resíduos vegetais e desinfecção das caixas utilizadas pela beneficiadora para a colheita e transporte dos frutos”, acrescenta a Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.
 
Segundo Aparecida, em Sergipe existem aproximadamente 17 beneficiadoras de citros, localizadas prioritariamente na região Sul/Centro Sul do Estado, equipadas com máquinas de lavagem e enceramento, onde os frutos cítricos são lavados e encerados com cera ou parafina. Nesse processo de higienização dos frutos, são retirados os resíduos vegetais, como folhas, ramos e frutos danificados. “Os resíduos vegetais retirados desse processo de beneficiamento, bem como as caixas utilizadas para colheita e transporte dos frutos, quando infectado por pragas ou doenças são fontes de contaminação, que podem ser disseminados por toda a região citrícola’, detalhou a coordenadora.
 
Ela acrescentou ainda que os engenheiros agrônomos Aglênia Araújo e Marcos Paulo Paccheco, técnicos responsáveis pelas visitas, estão instalando armadilhas adesivas objetivando monitorar a incidência de insetos existentes na área das beneficiadoras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.