CI

Empaer testa amendoim e gergelim

A intenção das pesquisas é incluir as duas culturas como opção de renda para pequenos


A intenção das pesquisas é incluir as duas culturas como opção de renda para pequenos
 
Com objetivo em atender a demanda dos pequenos produtores da agricultura familiar, o gergelim vem sendo estudado como alternativa de cultura. Há dois anos, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) desenvolve pesquisas com as culturas do amendoim e gergelim testando materiais genéticos em seus campos experimentais para produção de alimentos e biodiesel.

O cultivo do amendoim no estado ocupa uma área de 3.188 hectares, com uma produção de 7.754 toneladas e produtividade de 2.432 quilos por hectare. O plantio concentra-se nos municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Aripuanã, Cáceres e Alto Paraguai. Já o gergelim é plantado numa área de 435 hectares, com produção de 141 toneladas e rendimento de 324 quilos por hectare. As lavouras encontra-se nos municípios de Alto Boa Vista, Porto Alegre do Norte, Colniza e Cocalinho. Já o trabalho de pesquisa é realizado nos municípios de Tangará da Serra, Primavera do Leste (Campo Experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão), Sinop e São José dos Quatro Marcos. Os materiais genéticos são originários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições de pesquisa. Ao todo são 18 linhagens,
sendo 8 de amendoim e 10 de gergelim.

O pesquisador da Empaer, Norival Tiago Cabral, diz que o próximo plantio será realizado no início neste mês de fevereiro, sendo que serão aplicados técnicas e métodos de melhoramento para avaliação, seleção e síntese de cultivares com características de produtividade, precocidade, resistência a doenças e insetos e para cultivo manual ou mecanizado, visando disponibilizar cultivares que atendam aos diversos requisitos exigidos pelas cadeias produtivas do amendoim e gergelim. O pesquisador diz ainda que a determinação da composição
nutricional, teor e qualidade do óleo são importantes para introduzir características que aumentem a competitividade no mercado. A expectativa é apresentar no terceiro ano, resultados com informações técnico-científicas sobre o comportamento genético e agronômico de genótipos adaptados aos diferentes sistemas de cultivo, resistentes a pragas e doenças e contribuindo para o aumento da produtividade. A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

O gergelim é uma planta originária da Índia e seus frutos são cápsulas que variam de tamanho de dois a oito centímetros de comprimento e chegam até dois centímetros de diâmetro. As sementes são pequenas e ovaladas e ligeiramente achatadas. As sementes pretas são as mais utilizadas para cultivo de subsistência e as de coloração branca e creme são destinadas para indústria de panificação e mercado internacional. (Com assessoria)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.