CI

Empresa agro quer aumentar em 7% ao ano soluções sustentáveis

Ideia é que pesquisa e desenvolvimento ajudem os agricultores a superar desafios


Foto: Divulgação

A alemã Basf tem como meta aumentar em até 7% ao ano a oferta de soluções sustentáveis para os agricultores. Este número deve ser alcançado com investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inclui proteção de cultivos, sementes e agricultura digital. 

A multinacional espera alcançar até 2030 mais de 30 grandes projetos de P&D. As inovações terão um potencial de vendas estimado em mais de € 7,5 bilhões. A Divisão de Soluções para Agricultura investe aproximadamente € 900 milhões em P&D anualmente; representando cerca de 11% das vendas do segmento.

“Oferecemos uma oferta integrada que combina produtos eficazes com novas tecnologias e serviços, adaptados às necessidades dos clientes e seus diferentes sistemas produtivos em todo o mundo”, disse Vincent Gros, presidente da Divisão de Soluções para Agricultura  da BASF.

As metas em sustentabilidade para os negócios agrícolas nesta década são ambiciosas. Além de aumentar a participação nas vendas anuais de soluções agrícolas ainda mais sustentáveis, a empresa apoiará os agricultores a  reduzirem em 30% suas emissões de CO2  por tonelada de cultivo produzido. Além disso, a empresa disponibilizará tecnologias digitais para mais de 400 milhões de hectares de terras cultivadas e continuará trabalhando para o uso seguro de seus produtos.

Em 2050, os agricultores terão o desafio de alimentar cerca de 9,7 bilhões de pessoas, e será preciso aumentar em 50% a produção agrícola. A digitalização tem o potencial de contribuir de maneira significativa a atingir este desafio. A empresa está avançando no desenvolvimento de tecnologias digitais e de outras inovações em todo o seu portfólio. Essa combinação permite que os agricultores alcancem uma melhor produtividade nas áreas em que já existe a atividade agrícola enquanto apoia a preservação da biodiversidade.

Em novembro de 2020, a BASF e a Bosch assinaram um acordo de joint venture, que está sujeito à aprovação das autoridades antitruste relevantes, para comercializar soluções agrícolas inteligentes. Por meio da joint venture, as empresas planejam lançar a solução Smart Spraying. A nova tecnologia reconhece as plantas daninhas e possibilita uma aplicação precisa dos herbicidas, o que aumenta a eficiência na produção, reduzindo o impacto ambiental ao otimizar recursos e insumos.

O desenvolvimento de novos traits e sementes, aliado as inovações de proteção de cultivos, vai fortalecer a oferta integrada. Estas soluções contribuem ainda mais para o sistema do plantio direto, o que resulta em menos CO2 liberado pelo solo, redução da erosão e o favorecimento do acúmulo de matéria orgânica. “A abordagem de P&D para as soluções agrícolas mudou de forma determinante nas últimas duas décadas. Estamos fomentando com sucesso as inovações sustentáveis ao nos focarmos nas necessidades futuras dos agricultores, da sociedade e do meio ambiente”, disse Peter Eckes, Presidente de Pesquisa em Biociências na BASF.

A empresa aplica nos estágios iniciais de pesquisa e desenvolvimento o método de Direcionamento de Solução Sustentável - Sustainable Solution Steering - que é único na indústria. O portfólio de inseticidas da empresa é um exemplo de sucesso, oferecendo soluções que aumentam a produtividade agrícola e reduzem o impacto ambiental.

Em sementes estão tecnologias para uma produção mais eficiente e sustentável, com foco na longevidade dos cultivos de soja, algodão, arroz e frutas e hortaliças. Para frutas e hortaliças, destacam-se duas cultivares: a melancia Pingo Doce e um híbrido de cebola. No primeiro, a menor demanda hídrica pode proporcionar até 80% de redução no uso da água por meio da conversão do sistema de irrigação por aspersão para gotejo. O híbrido de cebola, por sua vez, oferece entre 60% e 70% de redução através do mesmo sistema por gotejamento – além de aumentar a produtividade.

A empresa também investe em pesquisas de sistemas de cultivo indoor, como o cultivo de alface em sistemas hidropônicos. Tais sistemas demandam menos terra, economizam água, quando comparados ao cultivo tradicional em campo aberto e reduzem a necessidade de proteção de cultivos convencional. A tecnologia indoor permite que a alface seja cultivada independentemente da localização geográfica, para que possa ser produzida mais perto do consumidor, evitando as longas distâncias percorridas via transporte o que leva a redução das emissões associadas.

* com informações da assessoria de imprensa
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.