CI

Empresa alcança maior ranking global de gestão de bem esta animal

A evolução do Tier 4 para o 2 aconteceu após companhia implementar melhorias nas políticas internas


Foto: Pixabay

A Marfrig conquista a melhor classificação entre as empresas de carne bovina das Américas em gestão de bem-estar animal segundo o BBFAW 2021 (Business Benchmark on Farm Animal Welfare), o maior e mais importante ranking global de gestão do bem-estar de animais para alimentação. O ranking considera a atuação da companhia e toda a sua cadeia de suprimentos no mundo todo.

Presente no BBFAW desde o primeiro ranking em 2012, a Marfrig atingiu o Tier 2 do ranking pela segunda vez, subindo duas posições desde a última avaliação em 2019, quando ocupou o Tier 4. O resultado alcançado dessa edição foi possível devido à implementação de melhorias e revisões de políticas internas, além da maior disponibilidade de informações nas operações fora do Brasil.

A cada edição, o BBFAW torna-se mais exigente e criterioso, elevando o número de aspectos avaliados. O ranking é dividido em seis níveis: Tier 6 - empresas com nenhuma evidência de processos e práticas na agenda de negócios; Tier 5 - com previsão na agenda, mas limitações na implementação; Tier 4 - progredindo na implementação; Tier 3 - processos estabelecidos, mas com ajustes a fazer; Tier 2 - processos integrados à estratégia de negócios; e Tier 1 – empresas líderes em gestão do bem-estar animal.

Para alcançar o melhor nível, as companhias devem reportar indicadores anuais de bem-estar dos animais presentes em toda a cadeia de suprimentos, além dos treinamentos e práticas utilizadas desde a criação de animais, transporte e abate, sempre detalhando a metodologia e a conexão com a estratégia do negócio.

Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig, destaca a importância da criação de políticas globais, considerando todos os países de atuação da companhia: “além de disponibilizar os registros sobre processos internos e implementação dessas políticas na cadeia de suprimentos, melhoramos significativamente nossos índices nos principais aspectos do bem-estar animal. Um dos exemplos foi a maior disseminação de melhores práticas, como evitar o confinamento fechado, não submeter animais à engenharia genética ou clonagem e suspender o uso rotineiro de substâncias promotoras de crescimento (hormônios) nas operações em todo o mundo”.

A Marfrig obteve, em 2020, a melhor performance geral quando comparando aos anos anteriores, e mostrou evolução em todos os quatro pilares da metodologia de avaliação: Management Commitment and Policy (políticas e comprometimento da gestão), Governance and Management (governança e gestão) Leadership and Inovation (liderança e inovação), e Reporting and Impact (reporte e impacto).

“E, para continuar evoluindo no ranking, nosso foco é manter o desenvolvimento pleno dos objetivos e metas já traçados para a contínua melhoria do bem-estar dos animais e reportar o desempenho específico e os impactos da implementação das políticas nos processos de sua cadeia de suprimentos”, complementa Pianez.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.