CI

Empresa chinesa vai investir na produção de arroz em Moçambique


Maputo, Moçambique – Uma empresa chinesa deverá investir 120 milhões de dólares na produção de arroz na baixa agrícola de Chicumbane, na província meridional de Gaza, informou segunda-feira o matutino Notícias, de Maputo.

O jornal, que não divulgou a identidade da empresa chinesa, citou o administrador do distrito de Xai-Xai, Ricardo Nhacoongue, para afirmar que este investimento enquadra-se nos acordos existentes entre o governo moçambicano e a China, no quadro da política de produção de alimentos.


A zona de Chicumbane tem disponíveis cerca de dez mil hectares para a prática agrícola, apresentado potencial não só para a produção de arroz mas também de milho e de trigo.

Neste momento decorrem em Chicumbane trabalhos de levantamento topográfico, que estão a ser efectuados por técnicos chineses.

O trabalho da equipa de técnicos chineses, adiantou Ricardo Nhacoongue, consiste na construção de vias de acesso ao perímetro irritável e abertura de valas de drenagem, entre outro tipo de intervenções.

Um grupo de empresas chinesas trabalha no regadio de Ponela, na província de Gaza, numa área de mil hectares, onde obtém uma produção de dez toneladas de arroz por hectare contra as anteriores quatro. (macauhub)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.