Empresa cria equipamento que aquece água sem consumir energia

Agronegócio

Empresa cria equipamento que aquece água sem consumir energia

Uma solução que aquece a água em temperatura de até 75 graus sem gastar energia
Por:
374 acessos

Uma solução que aquece a água em temperatura de até 75 graus sem gastar energia. Assim pode ser caracterizado o equipamento desenvolvido pela Águia Resfriadores e Cazis Automáticos, de São Bernardino (SC). O produto é destinado aos pecuaristas e produtores de leite para limpeza de ordenhadeiras, além de laticínios, supermercados e qualquer empresa que tenha equipamento de refrigeração e que necessite de água quente para higienização ou outro processo interno. 

Em Chapecó, a primeira empresa a implementar o equipamento foi o Supermercado Paquetá, visando higienizar o açougue. “O sistema é muito bom, pois esquenta a água acima de 70 graus e a economia de energia é expressiva. Utilizamos para a limpeza da pia do açougue, chão e utensílios e os resultados têm sido muito bons”, enfatiza Edson Pereira Nunes, um dos responsáveis pelo mercado.

O empresário Elisandro Sberse, da Águia Resfriadores e Cazis Automáticos, explica que o aquecedor inteligente pode acoplado ao equipamento de refrigeração ou ao resfriamento de leite sem consumo de energia elétrica e aquece a água somente com aproveitamento do calor da unidade condensadora. O produto surgiu pela percepção da necessidade de água quente para a limpeza do equipamento de ordenha nas propriedades. Após aprovação por laudos técnicos competentes e pelo consumidor, a novidade tornou-se popular na região. 

A empresa atua na produção de equipamentos para a cadeia produtiva do leite e para laticínios tendo como principais produtos resfriadores de leite a granel, aquecedores de água e equipamento para reaproveitamento de calor. Seu principal mercado é o oeste e extremo oeste de Santa Catarina. 

Encadeamento produtivo

A Águia Resfriadores e Cazis Automáticos participa do projeto Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos – SEBRAE/SC: Suínos, Aves e Leite. O projeto é desenvolvido com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil, Coopercampos, Camisc, Cocari, Cotrel, Coasgo, além do Sicredi/RS.

Destinado aos pequenos e médios empreendimentos da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas, o projeto é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, promovido desde 1998, e que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais. O objetivo é desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, e o coordenador regional oeste, Enio Albérto Parmeggiani, ressaltam que o êxito  da iniciativa deve ser creditado ao entendimento que ocorre quando as demandas de uma cadeia produtiva são percebidas, bem como à inovação e ao espírito empreendedor que  geram soluções cujos resultados geram competitividade. “Especialmente neste caso, os investimentos da pequena empresa são insuficientes se a solução não estiver alinhada às demandas. O pequeno negócio ser apoiado com desenvolvimento tecnológico e com o amparo de uma empresa âncora abre significativa oportunidade de evolução, sucesso, empregos e renda, supre demandas de valor agregado e fortalece a cadeia produtiva”, completa Parmeggiani . 

Para o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, quanto maior a expressividade das soluções geradas pelos pequenos negócios promovidos pelas ações do Encadeamento Produtivo, melhor será a condição de competir no mercado para todos os envolvidos na cadeia de valor do agronegócio.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink