Empresa cria inseticida a base de RNA
Estudo realizado pela Universidade Stanford afirma que o RNA espalha um líquido no sangue das abelhas, se ingerido pelos ácaros, eles são exterminados
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Os inseticidas são defensivos agrícolas usados na lavoura, para prevenção e controle de pragas e insetos. Ele é usado na agricultura, medicina, indústria e consumidores residenciais (para matar inseto). O surgimento de novos inseticidas se deu pela necessidade de criar produtos que não sejam tóxicos. Pensando nisso, uma empresa americana criou um inseticida a base de RNA.
A GreenLight Biosciences nos Estados Unidos, criou o “gel doce”, esse tipo de inseticida contém RNA de fita dupla, derivada de um vírus. O RNA é um ácido nucleico, essa molécula é essencial na síntese de proteínas. O novo inseticida já foi testado em colmeias e é supostamente inofensivo para as abelhas. Com o uso do defensivo as abelhas ficam livres do Varroa destructor (ácaro que ataca as colmeias). O produto causa infertilidade no parasita, que é considerado um problema agrícola e afeta as abelhas.
Estudo realizado pela Universidade Stanford afirma que o RNA espalha um líquido no sangue das abelhas, se ingerido pelos ácaros, eles são exterminados. O produto ainda irá passar pela aprovação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), responsável pela regulamentação dos pesticidas, antes de chegar às prateleiras.