CI

Empresa do setor agro estima dobrar faturamento em 2021

A LocSolution atua em todo Brasil com foco nos principais Estados agrícolas


Foto: Divulgação

A locação de equipamentos de controle de qualidade de grãos utilizados no segmento do agronegócio pode ser uma opção mais econômica se comparada aos custos de aquisição e manutenção deste tipo de equipamento. A economia de recursos pode chegar a 20%  ao ano, estima a diretoria da LocSolution, única empresa brasileira do segmento a oferecer a modalidade de locação desde 2013.

Detentora da marca Motomco de origem canadense e que está presente há 25 anos no Brasil, a LocSolution tem sede em Curitiba e atua em todo Brasil, porém mais fortemente nos estados agrícolas como Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, a  empresa registrou crescimento de 150%  em 2020, percentual que já havia atingido em 2019. Para alcançar esses índices, a diretoria investiu pesado na ampliação da fábrica e em ativos imobilizados. A meta para  2021 é manter o  patamar de crescimento com novos investimentos.

Atuando com as maiores empresas do agronegócio, a  LocSolution oferece soluções de alta performance. São equipamentos medidores de umidade de grãos com tecnologia de ponta, maior durabilidade e precisão, além de uma variedade de modelos e preços. O carro-chefe  da empresa é o  modelo 999-ESi, que além de automático é homologado conforme portaria 402/2013 do  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Os equipamentos da LocSolution estão locados por grandes tradings comercializadoras de grãos, cerealistas, cooperativas, armazéns e propriedades rurais, as quais atuam nas principais regiões agrícolas. Vale destacar que a opção pela locação permite a recuperação de crédito por meio de impostos e diminuição de investimento em imobilizados.

Atualmente, a LocSolution mantém parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Estado do Mato Grosso (Aprosoja) e com o Laboratório do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), recém inaugurado em Cuiabá (MT). Os convênios fechados com estes parceiros reforçam  a importância do uso do medidor para trazer maior  segurança nas operações e transações comerciais para vários tipos de grãos.

"O objetivo da LocSolution é atender  empresas de comercialização de grãos e propriedades rurais que acreditam que a locação de equipamentos é um investimento que pode gerar economia e garantir maior qualidade na safra",  afirma Manoel Henrique da Silva, conselheiro administrativo da LocSolution.
Segundo ele, o número de adeptos à locação de medidores de umidade de grãos vem crescendo e tornou-se uma opção assertiva que representa vantagem financeira, além de maior produtividade dos equipamentos e economia de recursos.

Com centenas de aparelhos locados, a empresa não  tem concorrentes no setor de locação. "Somos os únicos a atuar na área de locação. O cliente fica tranquilo quando loca um equipamento, oferecemos toda assistência. Ele não vai precisar se preocupar com  a manutenção para garantir a boa funcionalidade do aparelho, nós fazemos isso para ele", acrescenta o conselheiro.

Projeto surgiu após viagem aos EUA

Foi viajando aos Estados Unidos em 2010, que o conselheiro administrativo Manoel Henrique da Silva visualizou a oportunidade que faltava para empreender em um novo negócio com sucesso.
Em visita a alguns clientes e fornecedores da Motomco nos EUA, ao chegar no escritório de um amigo brasileiro, Manoel surpreendeu-se com a variedade de xícaras e utensílios que havia no balcão do cafezinho do escritório.

"Curioso, perguntei quem lavava aquela grande quantidade de xícaras e descobri que o serviço todo era locado.  Aliás, tudo  nos EUA é locado. Comecei a prestar atenção na ideia americana e, ao chegar no Brasil, comecei a avaliar as possibilidades de locar os equipamentos de controle de qualidade de grãos", conta Manoel.

Para saber  se havia aceitação no mercado, ele fez pesquisas, conversou com multinacionais, tradings, cooperativas, armazéns,  os quais gostaram da ideia. Aos poucos foi investindo em ativos imobilizados e em 2013 a empresa estava em pleno funcionamento. "O investimento em imobilizado é muito forte. Nesses dois últimos anos houve esse crescimento excepcional porque investimos pesado", diz o conselheiro.

Entre as vantagens da empresa que opta pela modalidade de locação,  Manoel destaca  o menor índice de endividamento e redução da descapitalização, já que não é necessário dispor de grandes investimentos para a compra de ativos.

A locação pode gerar  economia de recursos de até 20%  ao ano, se for comparar com a compra e as despesas mensais com manutenção, apontam estudos feitos pela LocSolution.
O tempo de contrato costuma ser de 12 meses a 60 meses.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.