Empresa inaugura 4º laboratório de algodão
Grupo passa a ser responsável por 85% da análise da fibra

O Mato Grosso, maior produtor de algodão do país, ganha um novo laboratório para análise da fibra. A nova unidade fica em Campo Novo do Parecis e tem capacidade de analisar 1,8 milhão de amostras por safra.
A estrutura conta com sete máquinas HVI e realiza toda a testagem necessária para cumprimento das normas internacionais para análise das características físicas do algodão e emissão de laudos de classificação tecnológica em até 24 horas.
Com isso o Grupo Bureau Veritas passa de 65% a 85% das análises da produção de algodão local. As outras unidades estão localizadas nos municípios mato-grossenses de Rondonópolis, Sorriso e Sapezal, onde está o maior centro de análise de cotonicultura da América Latina com capacidade de inspeção de 2,8 milhões de amostras por safra. O total da capacidade, somando as quatro unidades, chega a 11,2 milhões de amostras por safra. “As análises da cotonicultura validam e certificam todo o trabalho do produtor na condução de sua lavoura ao evidenciarem a qualidade da commodity, o que impacta no seu valor de mercado e na garantia ao comprador de contratos negociados em parâmetros de alto padrão”, afirma do Leoilson Vidal, Diretor do de Agronegócios & Commodities do Bureau Veritas.
O Brasil é o quarto maior produtor de algodão do mundo. Em 2019, a cultura movimentou mais de US$ 74 bilhões, gerando cerca de 1,2 milhão de empregos no Brasil. Segundo projeções da Conab, nesta safra a área plantada ultrapassa 1,6 milhão de hectares, avanço de 3,1%. A produção de algodão em caroço deve ser de 7,2 milhões de toneladas e de algodão em pluma de 2,8 milhões de toneladas.