CI

Empresa japonesa garante segurança da clotianidina

A clotianidina está entre os produtos restringidos por unanimidade no dia 27 de abril


A empresa japonesa Sumitomo Chemical, fabricante de defensivos agrícolas, reitera a eficácia e a segurança de um de seus principais produtos, a clotianidina. O manifesto foi lançado depois que a Comissão Europeia optou pela restrição no uso de três inseticidas neonicotinoides em estufas permanentes alegando que eles afetavam as abelhas.

A clotianidina está entre os produtos restringidos por unanimidade no dia 27 de abril. A decisão foi baseada em uma avaliação de risco feita pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), que aponta que a estimativa de contaminação ambiental foi superior ao nível considerado seguro para a sobrevivência das abelhas, contrariando o que é informado no rótulo do produto. 

A empresa japonesa discordou dessa decisão, alegando que o defensivo foi amplamente estudado e desenvolvido a partir de uma grande pesquisa científica, não podendo ser atribuído como a principal causa da morte desordenada das abelhas. De acordo com a Sumitomo, a corporação está preocupada que essa limitação impeça os agricultores de usar uma ferramenta que seria eficaz e segura para garantir o fornecimento de alimentos para a toda a Europa. A Chemical reforça que está comprometida em trabalhar em conjunto com a União Europeia (UE) para fornecer dados sólidos e garantir a segurança de seus produtos. 

Na prática a medida ainda  não foi adotada pois a maioria qualificada dos países-membros da UE está alegando que a entidade não tem argumentos científicos suficientes para tal decisão. O bloco europeu não se posicionou depois do comunicado da Sumitomo Chemical.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.