CI

Empresário quer construir indústria para processar algodão em Tocantins

TO está livre da zona de exclusão do plantio de algodão transgênico



Depois de o Tocantins ter sido retirado da zona de exclusão do plantio de algodão geneticamente modificado, empresários já voltam suas atenções para cultura na região. 

O empresário Mário Lélis, que possui propriedades de terra em Gurupi e Sucupira, pretende montar uma indústria para processar algodão transgênico no Estado.

“Parte dos equipamentos para a montagem da usina de processamento já estão aqui no Estado e tenho também todo o maquinário para a produção que exige muito menos mão de obra que o algodão convencional”, adiantou.

Lélis estima que a usina possa entrar em operação no próximo ano para processar mil hectares que ele e produtores vizinhos vão plantar a partir da segunda quinzena de dezembro deste ano.

O Governo do Tocantins também acredita que a liberação do transgênico, aliada ao clima adequado e à logística que o Estado oferece, pode cativar produtores de soja e milho a investirem no algodão.

Para safra 2013/14, o Estado projeta colher 30,7 mil toneladas de algodão em caroço contra os 18,9 mil/t produzidos na safra passada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.