CI

Empresas de alimentos se unem para buscar internacionalização

Novo projeto irá fortalecer ações de capacitação das pequenas e médias empresas para exportação e acesso ao mercado europeu


Federações e institutos representantes do setor de alimentos realizarão entres os dias 16 e 23 de maio, ação conjunta para capacitar pequenas e médias empresas para adequação de produtos nacionais às exigências do mercado europeu. Estão envolvidas na iniciativa as federações das indústrias dos estados de Pernambuco (Fiepe), de Minas Gerais (Fiemg), do Rio Grande do Sul (Fiergs), além do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).

A ideia é dar continuidades as atividades de apoio à internacionalização já realizadas por essas instituições em seus estados, por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciado pela União Europeia.

A atividade prevê a organização de cinco workshops, nas cidades de Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Petrolina (PE) e por último em Belo Horizonte (MG). Com apoio do PAIIPME, o evento contará com a vinda de uma especialista da União Europeia, Patrícia Ruiz, que é responsável pelo Departamento para Tecnologia e Produção de Alimentos (CNTA – Centro Nacional de Tecnología y Seguridad Alimentaria). A especialista espanhola tem dez anos de experiência em tecnologia de processamento de frutas e embalagens de alimentos.

Outro destaque neste projeto será a palestra ministrada por Rogério Corrêa, da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas do Inmetro. Ele transmitirá aos empresários brasileiros informações sobre exigências da legislação brasileira e da União Europeia para o setor de alimentos (para consumo interno e exportação), inovações na logística especial para produtos perecíveis, conservação e transporte.

Os workshops foram pensados de acordo com as necessidades de cada estado. Em Porto Alegre, o foco será a produção e adequação do mercado de bebidas, enquanto em Vitória, o debate girará em torno da produção de frutas. Já no Rio de Janeiro, onde o Inmetro conduz o evento, as discussões enfocarão sobre certificações técnicas. Em Petrolina e em Belo Horizonte, os workshops terão como foco, respectivamente, a produção de produtos orgânicos e a produção de frutas processadas/cristalizadas e laticínios.


Estudos

A Fiepe, Fiemg, Fiergs, Sebrae/ES e Inmetro também pretendem colaborar na consecução de uma cartilha unificando os dados de diversos estudos produzidos por essas instituições após participarem de missões técnicas com o apoio do PAIIPME. A Fiepe, por exemplo, elaborou estudo, em 2008, sobre ações de assistência técnica para apoiar empresas dos arranjos produtivos locais do Vale do São Francisco, abordando a diversificação de produtos de fruticultura, horticultura e aloe vera orgânicos; com foco no mercado europeu. Já a Fiemg, no mesmo ano, desenvolveu levantamento sobre o Mercado Comum Europeu para o Setor Alimentício.

O Sebrae/ES trabalhou 16 estudos de mercado do setor alimentício e 22 diagnósticos de empresas brasileiras para avaliação de seu potencial exportador. A Fiergs elaborou estudo sobre os mercados de alimentos da Alemanha, Reino Unido e França.

“Nossa proposta com a ação é promover a troca de informações entre as instituições do setor sobre os avanços alcançados a partir de missões realizadas por meio do PAIIPME e desenvolver novas iniciativas que possam complementar essas atividades, fortalecendo a capacidade de internacionalização dessas empresas”, explica Patrícia Vicentini, diretora do PAIIPME. “A ação será estruturada e executada de modo a assegurar que todas as informações tecnológicas relacionadas com a produção de alimentos no Brasil sejam replicadas para as pequenas e médias empresas”, completa.



Serviço

Workshop dos Setores de frutas, alimentos e produção orgânica no Brasil


FIERGS – Porto Alegre
Data: 16 de maio
Hora: 9h
Local: Centro de eventos – FIERGS – Sala D3-303
Informações: www.paiipme.com.br
Inscrições: www.cinrs.org.br – (51) 33478678

SEBRAE/ES – Espírito Santo
Data: 19 de maio
Hora: 9h às 17h – com almoço incluso
Local: Hotel Bristol Century Plaza – Av. Dante Michelini, 435 – Jardim da Penha
Inscrições: 0800 570 0800 – vagas limitadas
Informações: www.paiipme.com.br

Sistema Firjan
Data: 20 de maio
Local: Senai-Tijuca – Rua Mariz e Barros, 678 – Bloco 1 – 2º andar
Sala de Conferências AB, Tijuca, Rio de Janeiro.
Horário: 9h às 18h
Confirmar presença: [email protected] – 21 -2563 4600

FIEPE – Recife
Data: 23 de maio
Hora: 9h às 17h45
Local: SENAI/PE - Auditório do SENAI – Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267 – Petrolina-PE
Informações: www.paiipme.com.br
Telefone de contato: 87 – 3866 7774

FIEMG – Belo Horizonte
Data: 24 de maio
Hora: 9h
Local: Av. do Contorno, 4520 – Fiemg, Auditório. 1º andar.
Informações: www.paiipme.com.br
Confirmar presença até o dia 19 de maio no [email protected] ou pelo telefone (31) 32634724


As informações são da assessoria de comunicação social do PAIIPME

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.