CI

Empresas garantem pagamento

Indústrias avícolas reagiram à denúncia nesta quarta-feira


As indústrias avícolas acusadas pela Fetag de descumprirem contratos com produtores integrados reagiram à denúncia nesta quarta-feira (19). Em comunicados, garantiram que os pagamentos aos avicultores continuam dentro da normalidade. Segundo o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, com o arrendamento da Avepar, em Abelardo Cruz (SC), os criadores foram diretamente beneficiados com o pagamento dos lotes em dia, entregas sistematizadas e pontuais dos insumos (pintos de 1 dia e rações) nos aviários e assistência técnica qualificada. Lanznaster acrescenta que, somente após a empresa assumir a planta da Avepar, em 16 de novembro de 2010, é que passou a ter responsabilidade sobre o pagamento dos integrados da unidade. A operação foi oficializada nesta quarta-feira. A empresa informou que deve levar o caso à Justiça e que o processo deve ser impetrado nos próximos dias. A Diplomata também reagiu às denúncias e informou que está rigorosamente em dia com os pagamentos dos integrados.

A Brasil Foods (BRF) também contestou as alegações da Fetag de que teria reduzido o preço pago aos criadores. Em comunicado, informou: "não procedem as informações de que haveria sido reduzido o pagamento dos lotes de produtores integrados no Rio Grande do Sul".

O presidente da Fetag, Elton Weber, destacou que a federação investiga as denúncias, que, segundo ele, partiram de produtores que atendem essas empresas. Para tentar resolver o impasse entre integrados e a Doux Frangosul, Weber esteve reunido, nesta quarta-feira, com o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. Segundo ele, as tratativas do governo estadual para ajudar a empresa ainda não avançaram. "Continua tudo na mesma." A Doux tem créditos retidos a receber, que ajudariam a sanar contas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.