CI

Empresas se unem para desenvolver inovador motor a etanol para tratores

Em fase de pesquisa, novidade foi apresentada na Expointer 2008 em encontro com a imprensa na manhã dessa segunda


Um trator MF 275, de 75 cv de potência, movido a etanol e diesel é uma das novidades tecnológicas em exposição na Casa Massey Ferguson na Expointer 2008, maior feira de agronegócio do sul do país. Em fase de desenvolvimento, o motor a etanol + diesel é resultado de uma parceria entre Massey Ferguson, MWM International e a Delphi. Líderes em seus segmentos, as três empresas, que já possuem experiência e pesquisas com combustíveis alternativos, se uniram para promover o desenvolvimento da nova tecnologia.


Na manhã dessa segunda-feira (1°), executivos das três empresas apresentaram o projeto durante a Expointer. Participaram da apresentação Fábio Piltcher, diretor de marketing da Massey Ferguson, Luiz Ghiggi, vice –presidente de engenharia da AGCO (fabricante da Massey Ferguson), Vicente Pimenta, gerente de projetos especiais da Delphi e Guilherme Ebeling, gerente de desenvolvimento da MWM International.

Segundo eles, os resultados iniciais indicam até 60% de substituição do diesel pelo etanol com mesmo desempenho do motor e economia de até 25% no combustível. O motor bicombustível etanol + diesel ainda não está em produção comercial. O projeto visa atender a segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel. A utilização dessa tecnologia traz como vantagens custo operacional mais baixo e emissões mais limpas, já que o etanol não deixa resíduos.


A pesquisa partiu de um motor a diesel, utilizando uma combinação de etanol e diesel como combustível, mantidos em dois tanques distintos. As proporções são variáveis conforme a exigência sobre o propulsor. Nos momentos de maior exigência de força, a proporção de etanol aumenta e a de diesel diminui, o que possibilita no trabalho mais forte atender o consumo com uma quantidade maior do combustível mais barato, o etanol. As informações são da assessoria de imprensa da Massey Ferguson.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.