CI

Enai 2018 pauta desafios e oportunidades para o setor industrial

Indústria do tabaco esteve representada no Encontro Nacional da Indústria


A indústria do tabaco esteve representada no Encontro Nacional da Indústria (Enai 2018). O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, e o executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Galant, participaram da programação nos dias 03 e 04 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Realizado anualmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a edição de 2018 abordou a agenda do Brasil para 2019-2022, os desafios para o crescimento sustentável, tendências e cenários para as eleições de 2018, entre outras pautas do setor industrial.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou na abertura do evento, com a presença do presidente Michel Temer, que o Brasil não pode mais esperar uma agenda consistente de reformas estruturantes que conduza o País para um futuro de crescimento econômico sustentado. “Se fizermos as escolhas corretas, poderemos colocar o Brasil na rota do crescimento e do bem-estar. Se repetirmos erros do passado, o País continuará na rota da incerteza e do baixo crescimento”, disse Andrade. Ele falou ainda da importância do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, documento que deu origem a 43 estudos que apresentam diagnósticos e propõem soluções para os entraves à competitividade do Brasil.

No dia 3, o Enai promoveu diálogo sobre assuntos estratégicos como quarta revolução industrial, competitividade, inovação tecnológica, educação e produtividade. A prioridade foi promover o debate e reflexão sobre o cenário que será enfrentado pelo novo governo e pela indústria e, consequentemente, pela economia brasileira. Entre os participantes do primeiro dia figuraram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o professor de Direito Constitucional, Joaquim Falcão, e o presidente do conselho da BRF Foods, Pedro Parente, entre outros.

Já no dia 4, o Diálogo da Indústria com os candidatos à Presidência da República marcou a entrega oficial aos pré-candidatos do documento Propostas da Indústria para as Eleições 2018. Neste encontro, os pré-candidatos tiveram a oportunidade de apresentar individualmente sua agenda de governo para empresários industriais. Schünke, que também é diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), participa do Enai desde 2007 e avaliou de forma positiva o encontro que está em sua 11ª edição. A CNI disponibilizou os vídeos do encontro em seu portal. Acesse aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.