CI

Enchentes afetam indústria de etanol nos EUA; preço da gasolina vai à máxima em 5 anos

Enchentes de março que castigaram o Meio-Oeste norte-americano prejudicaram a indústria do etanol


As enchentes de março que castigaram o Meio-Oeste norte-americano prejudicaram a indústria do etanol, pressionando os preços e “aprisionando” barris no interior do país, enquanto a costa norte-americana sofre com a escassez do biocombustível.

As enchentes históricas de março causaram uma série de golpes em grandes áreas de uma indústria de etanol que já estava lidando com altos estoques e um lento crescimento da demanda doméstica. E a escassez de etanol é um fator que tem impulsionado os preços da gasolina em Los Angeles e no sul da Califórnia para o nível mais alto do país, podendo chegar a 4 dólares o galão pela primeira vez desde 2014, segundo a empresa de monitoramento GasBuddy.

O preço de referência para o etanol usado na maioria dos contratos de fornecimento saltou inicialmente com as notícias das enchentes, mas foi prejudicado pelo aumento das águas em torno de Chicago, o que interrompeu o fluxo de barcaças e as vendas. Isso contrasta com os preços nas costas, que aumentaram drasticamente —com importações pesadas do Brasil, principal concorrente do etanol dos EUA.

As inundações infligiram bilhões de dólares em danos às plantações e casas no Meio-Oeste dos EUA e derrubaram cerca de 13 por cento da capacidade de produção de etanol. O etanol dos EUA é feito de milho e exigido pelo governo para ser misturado ao suprimento de combustível do país para reduzir as emissões de poluentes.

Enquanto algumas usinas de etanol foram inundadas, o principal efeito do aumento das águas foi fechar as linhas ferroviárias que servem como as principais artérias para as entregas de milho e etanol. Os preços do etanol na costa dos EUA aumentaram devido à escassez, mas os produtores do Meio-Oeste foram incapazes de tirar vantagem por causa das linhas ferroviárias bloqueadas, disseram fontes do mercado à Reuters. “Infelizmente para qualquer um que tenha sido afetado por problemas de logística, foi um golpe duplo. Você não conseguiu capturar o rali (de preços)”, disse um operador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.