Encontrada Helicoverpa armigera na Argentina
CI
Agronegócio

Encontrada Helicoverpa armigera na Argentina

Praga atacou sorgo e algodão
Por: -Leonardo Gottems

A temida Helicoverpa armigera foi detectada em lavouras de soja da Argentina, o que já causa preocupação por parte de autoridades e representantes do agronegócio. Os especialistas do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) vêm monitorando a presença da praga há seis meses, e a primeira ocorrência foi registrada numa plantação de sorgo na localidade de La Cocha, província de Tucumán.

“Não se sabe como esta praga vai se desenvolver nas condições do nosso país, mas sua detecção é preocupante porque em outros países onde ela chegou nos últimos anos, como o Brasil e o Paraguai, produziu danos consideráveis”, afirma em nota o Senasa. No entanto, o órgão ressalva que ainda é prematuro quantificar os danos já causados e o potencial do perigo.

Há alguns dias surgiu um novo caso, a apenas algumas centenas de quilômetros de distância, em uma lavoura de algodão do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta) da localidade de Reconquista, no norte da província de Santa Fé. A lagarta foi identificada pelo engenheiro agrônomo Diego Zwarc.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink