CI

Encontrada nova espécie de abelha em Goiás

A descoberta reforça a convivência harmônica entre a agricultura e a população de abelhas no mesmo espaço


Foto: Divulgação

A nova espécie de abelha foi identificada pela primeira vez pelo trabalho de dois cientistas: Heber Luiz Pereira, pesquisador responsável pelo monitoramento da diversidade de polinizadores na fazenda, e a Favizia Freitas de Oliveira, pesquisadora taxonomista de abelhas do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (IBIO-UFBA).  A espécie é denominada por Ceratina (Ceratinula) fioreseana é classificada como solitária, caracterizada por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas. Dos subgêneros registrados, a Ceratina (Ceratinula) é a mais diversificada, com 38 espécies nas Américas, sendo 15 encontradas no Brasil.

A nova espécie de abelha foi identificada pela primeira vez pelo trabalho de dois cientistas: Heber Luiz Pereira, pesquisador responsável pelo monitoramento da diversidade de polinizadores na fazenda, e a Favizia Freitas de Oliveira, pesquisadora taxonomista de abelhas do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (IBIO-UFBA). Graças ao estudo, foi identificado o primeiro registro de espécie do subgênero Ceratina (Ceratinula), popularmente conhecido como abelhas carpinteiras pequenas, no Centro-Oeste brasileiro. O artigo científico com o anúncio da descoberta foi recentemente publicado na Zookeys, publicação internacional referência nas áreas de zoologia, taxonomia, filogenia e biogeografia. O trabalho na fazenda da família Fiorese começou em 2017.  Foram coletadas alguns espécimes da nova espécie (fêmea e macho). Além destas, identificamos mais 72 outras espécies de abelhas nativas brasileiras, durante uma avaliação rápida para monitoramento de diversidade de polinizadores, efetuada no entorno da lavoura de soja.

Para Cláudia Quaglierini, gerente de Inteligência Tropical da Bayer, a descoberta reforça a convivência harmônica entre a agricultura e a população de abelhas no mesmo espaço. "Com esta parceria, conseguimos observar que, considerando as boas práticas agrícolas, podemos verificar a diversidade de polinizadores existente na fazenda que se mantém produtiva há mais de 30 anos. As abelhas, inclusive, podem atuar para trazer um melhor resultado em termos de produtividade, por meio da polinização", completa.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa, as identificações das espécies foram feitas nas áreas de reserva ambiental da propriedade, onde foi recuperada a vegetação nativa, com plantas e árvores do cerrado. Além disso, a Bayer instalou no local sete apiários e três hotéis de abelhas (uma estrutura de madeira desenvolvida pela empresa na qual as abelhas solitárias podem construir seus ninhos), o que facilitou o monitoramento das variedades.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.