CI

Encontre reúne setor vitícola em Bento Gonçalves (RS)

Será debatida estratégia para manutenção do Cadastro Vitícola, que disponibiliza informações sobre identificação e descrição dos parreirais, variedades, situação dos vinhedos e destino das uvas produzidas em cada safra


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados, a Comissão Interestadual da Uva e a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, promovem na quinta-feira (25-10), das 8h30 às 17 horas, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), reunião técnica para discutir a situação dos cadastros Vitícola e Vinícola.

Na pauta, a estratégia para manutenção do Cadastro Vitícola, que disponibiliza informações sobre identificação e descrição dos parreirais, variedades, situação dos vinhedos e destino das uvas produzidas em cada safra. Entre as dificuldades da manutenção do cadastro está a falta de recursos para o recadastramento e atualização dos produtores.

Segundo pesquisadora da Embrapa Loiva Maria Ribeiro de Mello, o Cadastro Vitícola, além de fundamental para o controle do setor vitivinícola, serve como documento para os produtores rurais. “Graças ao cadastro muitos deles conseguem financiamento para suas produções”, explica Loiva.

Durante o encontro, será avaliada a necessidade de um novo levantamento dos vinhedos, capaz de atender às atuais demandas do setor relativas ao zoneamento, indicação geográfica, rastreabilidade da produção e reestruturação da produção de vinhos finos.

A ampliação do cadastro vitícola para outras regiões produtoras e a proposta institucional do Mapa para os dois cadastros também será examinada. Além de técnicos do Mapa, Embrapa, Ibravin e da secretaria de agricultura gaúcha, participarão do encontro representantes de sindicados e de outras entidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.