CI

Encontro aproxima produtores do Programa Carne Angus Certificada

As atividades organizadas pela Associação Brasileira de Angus foram realizadas em Bagé (RS)


As atividades organizadas pela Associação Brasileira de Angus foram realizadas na unidade da Embrapa Pecuária Sul e Ana Paula Agropastoril

O VI Encontro de Produtores Carne Angus, organizado pela ABA em Bagé (RS), esteve lotado com a presença de produtores da raça Aberdeen Angus de diferentes municípios do Estado e estudantes universitários. Na abertura, o presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, recebeu, do chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da unidade, Daniel Montardo, cópia de convênio firmado entre as duas entidades para viabilizar o Teste de Avaliação de Touros Angus em Pastejo. “A programação realizada pela Angus em parceria com a Embrapa Pecuária Sul e Ana Paula Agropastoril ampliou conhecimentos, oportunizando o contato do setor de produção com a ares técnica e científica”, afirma.Mello.

Com a palestra “Sistemas de Terminação a Pasto e Confinamento – estratégias para a produção de novilhos”, a zootecnista e professora da UFSM, Luciana Pötter, destacou as principais estratégias de suplementação alimentar a pasto, utilizando diferentes subprodutos agrícolas e grãos disponíveis no Rio Grande do Sul, que visam aumento do desempenho e produtividade das propriedades. O professor e pesquisador da UFGRS, José Fernando Lobato, enfatizou que o melhoramento genético é uma questão de sobrevivência para o produtor, chamando atenção para seleção de animais de acordo com o ambiente de produção, assim como seleção para rusticidade, pelame e resistência ectoparasitária. A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Claudia Gulias Gomes, salientou que o desafio no controle do carrapato é garantir um nível de infestação que permita imunizar animais, sobretudo os mais jovens, sem implicar perdas econômicas para os produtores.
No painel com o subgerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, o gerente de fomento do Frigorifico Marfrig, Diego Brasil, e o professor da Unipampa e consultor do Frigorífico Silva, Fabiano Vaz, o enfoque foi a importância da união dos elos da cadeia produtiva para crescimento e valorização do mercado Angus no Brasil. Fábio Medeiros destacou a importância da participação de produtores no programa de certificação da ABA, bem como a valorização superior da raça Aberdeen Angus em todos os segmentos da cadeira, como feiras de terneiros, reprodutores e ventres. “Estes resultados coroam o trabalho do Programa Carne Angus Certificada”, avalia Medeiros.

No sábado (25) pela manhã, produtores e universitários foram recebidos na Ana Paula Agropastoril, em Aceguá (UY). A interação e troca de experiência em assuntos do setor agropecuário foi a tônica da apresentação do sistema de produção da empresa realizado pelo gerente Fernando Severo. Depois da apresentação, ocorreu visita aos lotes de animais a campo, como vacas com cria, touros e confinamentos e explicação sobre o manejo de cada categoria. “Com um sistema de produção baseado na raça Aberdeen Angus, produzimos carne de qualidade e excelência”, destaca Fernando Severo, ao convidar todos para degustar um churrasco com carne Angus. “O VI Encontro de Produtores permitiu integrar, de forma única, criadores, pesquisadores e alunos através da troca de experiências e novas informações promovidas pelas palestras e pelo dia campo”, afirma a gerente administrativa da ABA, Juliana Brunelli.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Angus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.