CI

Encontro da Sociobiodiversididade define ações para uso dos produtos no TO

Coco do Babaçu será primeiro produto fortalecido pelo Plano Nacional no Tocantins


Coco do Babaçu será primeiro produto fortalecido pelo Plano Nacional no Tocantins
A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com os Ministérios de: ‘Meio Ambiente’, ‘Desenvolvimento Agrário’, ‘Desenvolvimento Social e Combate à Fome’ e a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento – realizam em Palmas, de 18 a 20 de abril, o Encontro Nacional da Sociobiodiversidade. O evento acontece na Egefaz- Escola de Gestão Fazendária e a abertura está marcada para as 19 horas, desta quarta-feira, dia 18. O encontro irá definir ações do Plano Nacional da Sociobiodiversidade, dando continuidade a Missão Técnica para Aproveitamento Integral do Coco Babaçu e reunião da Câmara Técnica da Sociobiodiversidade dos produtos agroextrativista no Tocantins.

Segundo a engenheira agrônoma, Francisca Marta Barbosa, responsável pela Câmara Técnica do Plano no Tocantins, a expectativa do encontro é desenvolver atividades com uso de tecnologias dos produtos extrativistas de forma sustentável, gerando renda nas comunidades envolvidas. “A princípio, o produto a ser trabalhado e fortalecido com as políticas públicas é o babaçu, e posteriormente, o pequi, buriti, murici, macaúba, capim dourado, entre outros”, disse a engenheira. O plano abrange comunidades das regiões do Bico do Papagaio, Jalapão e do APA – Área de Proteção Ambiental do Cantão.

Na ocasião, as entidades envolvidas apresentarão algumas tecnologias desenvolvidas para o aproveitamento dos produtos extrativistas. Também será destacado o histórico do processo de definição dos modelos tecnológicos, a partir do Workshop Nacional da Cadeia do Coco do Babaçu, elaborado em 2009. E, ainda, a Embrapa Cocais de São Luiz – Maranhão mostrará o relatório resultado da Missão Técnica de 2010, realizada no Maranhão.

Participarão do evento, o secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua, a presidente do Ruraltins, Miuki Yashida, o gerente de extrativismo do MMA, João Dangelis, a consultora do MDA, Mônica Batista, a coordenadora de Distribuição de Alimentos do MDS, Hétel Santos, e representando a Conab, Marta Macêdo, além de representantes de instituição nacional da sociedade civil organizada: o MIQCB- Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco e o CNS – Conselho Nacional dos Extrativistas e Comunidades Agroextrativistas. Federações locais FETAET – Federação dos Trabalhadores do Tocantins, FETRAF – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e FAERTO – Federação Tocantinense das Associações de Produtores Rurais também estarão presentes.

Plano Nacional

O PNPSB – Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade tem como objetivo desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias produtivas. Ele é coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela Companhia Nacional de Abastecimento. O plano visa ainda, dar oportunidade para investimentos em negócios sustentáveis, tanto para o mercado nacional como internacional na inovação de produtos nas áreas de alimentos, cosméticos, indústria farmacêutica, moda, bijuterias, decoração e prestação de serviços como ecoturismo, entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.