CI

Encontro de notáveis analisa o presente e o futuro do agronegócio no País

Mosaic Conecta deixa como saldo o livro-documento sobre produção de alimentos, além de tratar do tema “Valorização da Agricultura”


O Mosaic Conecta deixa como saldo o livro-documento sobre produção de alimentos, além de tratar do tema “Valorização da Agricultura”. A próxima edição do programa será formada por um novo grupo de pensadores-líderes do campo
 
Discutir a importância da agricultura hoje é condição para a qualidade de vida e capacidade de nutrir a população mundial no futuro. Atualmente, com a explosão demográfica global, temas como a mudança nos padrões alimentares e no volume do consumo de produtos agrícolas, além da degradação do meio ambiente e competição pelos recursos naturais, estão cada vez mais presentes no debate entre a comunidade científica e sociedade civil. Como resultado da iniciativa que visa refletir sobre essas questões, o Mosaic Conecta culmina com a publicação do livro “Contribuições para a produção de alimentos: ideias para uma agricultura eficaz”, lançado durante a 4ª edição do evento, organizado pela Mosaic Fertilizantes.
 
A publicação é resultado de dois anos de encontros do grupo de especialistas que se reuniu com o objetivo de debater tópicos como tecnologia agrícola e produção mais eficiente para suprir uma crescente demanda. Voltado para agricultores e pecuaristas – mas também para técnicos que trabalham com agricultura –, o livro pretende ser um ponto de partida para que novas propostas e soluções sejam trazidas à discussão.
 
“Neste momento de procura por tecnologias sustentáveis, para se produzir cada vez mais com recursos ajustados e reduzindo os desperdícios, a questão da produtividade é um dos principais desafios dos produtores, especialistas e líderes do setor”, explica Hernani Prado Vasconcelos, gerente de Marketing da Mosaic. Segundo ele, ao longo dos dois anos em que este grupo trabalhou junto, as discussões focaram ações importantes para a agricultura e, principalmente, sobre o papel fundamental do Brasil neste contexto, uma vez que o País pode ajudar a mudar a percepção do setor no mundo inteiro – por meio do uso de novas tecnologias e manejos, ou ao impactar a vida do cidadão comum, com uma cesta básica de valor reduzido, por exemplo. “O Brasil está entre os países com maior possibilidade de garantir de modo economicamente viável e sustentável os alimentos de que o mundo precisa”, afirma Hernani.
 
Para Alfredo Scheid Lopes, engenheiro agrônomo, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pesquisador do CNPq, “o Brasil possui tecnologias agrícolas de produção sustentável para alcançar grandes avanços na produtividade média de muitas culturas em curto prazo”. O objetivo da última rodada de debates do encontro foi aproximar especialistas e empresas para discutir como promover melhor a difusão dessas tecnologias, além de desenhar o futuro do agronegócio em seus diversos setores.
 
A partir da próxima – e concorrida – edição do evento, um novo grupo de consultores e líderes do setor será formado. Cada integrante permanece no Mosaic Conecta por um período de dois anos. A exemplo de agora, os próximos eventos trarão painéis e debates técnicos com especialistas e notáveis da comunidade acadêmica. O último evento deste 1º grupo do Mosaic Conecta contou com a presença de nomes como Maílson da Nóbrega, Eduardo Daher, Maurício Mendes, Luiz Antonio Pinazza, Luiz Silveira, Alexandre Mendonça de Barros, entre outros especialistas. Joelmir Betting encerrou a programação com o tema “A importância da agricultura no cenário global”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.