CI

Encontro de Pesquisa debaterá bioeconomia em Brasília

A Bioeconomia é o tema central do III Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (EnPI)


A Bioeconomia é o tema central do III Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (EnPI), que contará com um simpósio e apresentação de pesquisas realizadas nos laboratórios do centro de pesquisa. Aberto ao público, o evento acontece de 8 a 10 de novembro, em Brasília/DF. O papel da química verde e dos biomateriais será o foco dos debates, que terão três vertentes: mercado, assuntos regulatórios e desenvolvimento tecnológico.

O pesquisador da Embrapa Agroenergia Alexandre Alonso, coordenador do evento, conta que o Encontro vai debater estratégias para o Brasil atingir o protagonismo que potencialmente pode exercer numa economia baseada cada vez menos no petróleo e mais em matérias-primas renováveis como a biomassa. Compromisso com a bioeconomia foi firmado pelo País no final do ano passado, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21), em Paris.

O evento começa com a palestra magna "Bioeconomia: uma visão de futuro", que será ministrada pelo presidente da Embrapa Maurício Antônio Lopes e abrirá o Simpósio. Em seguida, pesquisadores da Embrapa Agroenergia apresentarão os trabalhos que estão desenvolvendo com química verde e com biomateriais, além das oportunidades para indústrias cooperarem com o centro de pesquisa por meio da unidade Embrapii que sedia. Essa dinâmica ocupará o período da manhã; à tarde, haverá apresentação de pôsteres com trabalhos de estudantes e profissionais que atuam nos laboratórios da Embrapa Agroenergia como colaboradores. "O EnPI tem, desde a sua criação, entre seus objetivos: abrir espaço para divulgação das atividades de pesquisa aqui realizadas, tanto para o público interno quando para a comunidade", explica Alonso.

O Simpósio continua no dia 09, com uma mesa-redonda sobre Mercados e Assuntos Regulatórios, no período da manhã. Representantes de instituições de pesquisa públicas e de empresas estarão no debate. À tarde, tecnologias em desenvolvimento para biomateriais e química verde serão pauta.

O terceiro e último dia do EnPI está reservado para as apresentações orais dos trabalhos que mais se destacarem na sessão de pôsteres. Ao final, os melhores em cada categoria serão premiados.

A programação completa e outras informações do III EnPI estão disponíveis em https://www.embrapa.br/agroenergia/enpi2016. O formulário para inscrição gratuita está no mesmo endereço. O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa no Distrito Federal (FAP), além de patrocínio da Boeing e da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.