CI

Encontro de produtoras rurais discute Desafios do Agronegócio na Farsul

Comissão de Produtoras Rurais da Farsul realizou o evento “Desafios do Agronegócio”, integrando a 79ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio.


Ao longo dessa segunda-feira (11/7), a Comissão de Produtoras Rurais da Farsul realizou o evento “Desafios do Agronegócio”, integrando a 79ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio. A iniciativa reuniu no auditório da instituição mais de 100 produtoras de cidades de diferentes regiões gaúchas a fim de debater a participação da mulher nos negócios do campo. A programação contou com palestras ministradas por especialistas da própria Farsul e convidados, abordando questões relevantes que regem os destinos do setor, como gestão, empreendedorismo e cenário econômico.

Dando início ao evento, a médica veterinária Ingrid Nogueira de Oliveira Viero comandou a palestra “Gestão de uma propriedade rural familiar”. Logo a seguir, a bióloga Maria de Fátima Marchezan Menezes da Silva abordou sua experiência como sendo a primeira presidente mulher da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, no painel “A versatilidade feminina em campo”. Finalizando a parte da manhã, ocorreu a palestra “Geração de energia fotovoltaica no meio rural”, onde a produtora rural de Dom Pedrito, Isadora Pötter, pautou o empreendedorismo resgatando o case de uma propriedade rural que recebeu mais de 600 placas solares para reduzir custos de produção e geração de energia limpa.

Na abertura oficial, o Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, destacou a grande presença de público como sinal do crescimento da participação feminina no agronegócio. “A presença da mulher é fator importante na tomada das decisões. Em muitos casos, à ela compete ser a gestora, a administradora da propriedade, dando segmento aos negócios da família. Estamos atentos a este cenário. Por isso realizamos eventos do tipo, visando estimular e capacitar seu desenvolvimento como liderança no campo”. Para a presidente da Comissão, Zênia Aranha da Silveira, a troca de experiências através dos cases apresentados nas palestras desta segunda-feira, por exemplo, incentiva a inclusão da mulher na tomada de decisões. “Nossas produtoras estão cada vez mais corajosas, mais participativas, dispostas a enfrentar os desafios da propriedade. Queremos reforçar este espírito de pertencimento no agronegócio, gerando oportunidades para se atualizar e compreender a cadeia rural”.

Durante a tarde, o economista chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, conduziu a palestra “Crise econômica no Brasil: origem, impacto e desdobramento”. Antônio realizou um resgate histórico da economia brasileira e mundial, a fim de esclarecer a situação financeira que vive o país e os possíveis rumos do segmento nos próximos anos. Na sequência, ocorreu o painel “Políticas para o agronegócio do presente”, ministrado pelo economista, Miguel Daoud. A consultora do Instituto Ecosocial, Dulce Ribeiro, concluiu a programação com a palestra “Liderança em todos os sentidos”. Todas as ações tiveram espaço para questionamento das produtoras participantes. Já à noite, um jantar no restaurante da Farsul celebrou o encerramento oficial do evento.

Em iniciativas como o encontro desta segunda-feira, as produtoras são incentivadas a assumirem o comando de seus negócios. Maria Eugênia Telles Maciel, de Santo Antônio da Patrulha, participa das ações promovidas pela Comissão das Produtoras Rurais da Farsul desde seu início, há 16 anos atrás, quando assumiu a gestão de sua propriedade após a morte do marido. Segundo Maria Eugênia, a comissão teve papel fundamental no seu desenvolvimento como gestora. “Em iniciativas como essa temos a oportunidade de trocar ideias e discutir o papel da mulher, algo que inspira nossa adaptação às diferentes situações que surgem no dia a dia do campo”.

O Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização da Comissão das Produtoras Rurais da Farsul, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), com apoio do Sistema Farsul. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.