Encontro define indicadores sustentáveis para biocombustíveis
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,170 (1,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)


Agronegócio

Encontro define indicadores sustentáveis para biocombustíveis

A sustentabilidade econômica, social e ambiental alguns dos critérios avaliados
Por:
1011 acessos

A sustentabilidade na produção de biocombustíveis será avaliada, entre quarta, 29 de setembro, e sexta-feiras, 1º de outubro, em Roma (Itália). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) integra a 10ª reunião da Força-Tarefa sobre Sustentabilidade de Produção e Uso da Bioenergia (FTS) da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), representado pelo diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia, Cid Caldas.

O encontro dá sequência ao trabalho da FTS, que, desde 2008, atua no desenvolvimento de critérios e indicadores voluntários, relevantes, práticos e, sobretudo, com base e argumentação científicas para a sustentabilidade da bioenergia, de modo global, e, em particular, dos biocombustíveis. Essa força-tarefa é parte da estrutura da Parceria Global para Bioenergia (GBEP, sigla em inglês). Caldas explica que, uma vez consolidados, esses indicadores poderão orientar políticas públicas para biocombustíveis, colaborando, inclusive, no norteamento de obrigações multilaterais de comércio. “No encontro, representantes de vários países e organismos internacionais avaliam a viabilidade de passar de um combustível fóssil para outro a partir das condições sustentáveis”, complementa.

A sustentabilidade econômica, social e ambiental, a segurança energética e a emissão de gases de efeito estufa são alguns dos critérios avaliados para cada cultura agrícola destinada à produção de etanol ou biodiesel, por exemplo. Representante do G8, grupo formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, juntamente com alguns países em desenvolvimento, como Brasil.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink