Encontro discute manejo regional do greening na região Sudoeste Paulista
CI
Agronegócio

Encontro discute manejo regional do greening na região Sudoeste Paulista

Fundecitrus participa de evento que ocorre em Santa Cruz do Rio Pardo
Por:
Fundecitrus participa de evento que ocorre em Santa Cruz do Rio Pardo

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) irá participar de um encontro sobre manejo regional do greening na região Sudoeste Paulista, na próxima terça-feira, 9 de outubro, às 14 horas, em Santa Cruz do Rio Pardo.

O encontro, organizado por um grupo de citricultores que realiza um trabalho conjunto, vai discutir e aprimorar as ações para o manejo do greening. “O sucesso da técnica nessa região é notório. O nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais a aplicação para termos resultados mais satisfatórios na luta contra o greening”, diz o supervisor de pesquisa e desenvolvimento agrícola da Agroterenas, Márcio Augusto Soares.

Os pesquisadores científicos do Fundecitrus Marcelo Pereira de Miranda e Renato Beozzo Bassanezzi apresentarão resultados e novas informações da área de manejo, entre elas os índices do monitoramento de psilídeo, e apresentarão ações para que os procedimentos sejam mais eficazes.

Manejo regional é essencial na luta contra o greening

Um estudo desenvolvido pelo Fundecitrus mostrou que o manejo regional do greening, realizado em conjunto por propriedades vizinhas, é mais eficaz que o manejo local, restrito a apenas um pomar. Segundo Bassanezi, responsável pelo estudo, em uma área experimental onde foi feito o manejo regional, a doença apareceu 10 meses mais tarde do que na área somente com controle local e cercada por pomares sem controle do greening.

Outros benefícios da técnica apontados pelo estudo foram a redução da população de psílideos, insetos vetores da doença, principalmente os infectivos, ou seja, aqueles capazes de transmitir o greening devido ao uso de pulverização conjunta e da eliminação de plantas doentes, o que diminui a fonte de contaminação.

De acordo com os estudos do Fundecitrus a incidência do greening nas áreas de manejo regional foi 10 vezes menor do que nas áreas de controle local.

O manejo local pode não ser suficiente para controlar a doença se existirem fontes de inóculo (plantas doentes e psilídeos infectivos) próximas. “Por isso, o manejo regional se torna essencial para uma política eficaz no combate ao greening”, afirma Bassanezi.

Confira a programação completa do encontro:

14h - Atualizações das informações e resultados a respeito da área de manejo – Fundecitrus
15h - Contribuição da FMC para a sustentabilidade da citricultura diante do cenário atual – FMC Agricultural Products
16h - Intervalo
16h15 - Estratégias para obter alta performance na produção citrícola no atual cenário – Markestrat
17h40 - Debate
18h - Confraternização

Serviço:

Encontro sobre manejo regional no Sudoeste Paulista
Data: 9 de outubro de 2012
Horário: 14h
Local: Restaurante Os Galeguinhos, na Avenida Coronel Clementino Gonçalves, s/n°, Centro – Santa Cruz do Rio Pardo

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink