CI

Encontro discute qualificação da assistência técnica no RS


Debater a qualificação do programa de assistência técnica e as metas para 2012 é o objetivo do 3º Encontro de Técnicos promovido pelo Incra/RS, em Porto Alegre. O evento começou nesta terça-feira (06), reúne mais de 50 profissionais de todo o estado e vai até quinta-feira (08), na sede da superintendência.


O evento de abertura abordou os desafios da qualificação da assistência técnica, com o doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Cesar Augusto Da Ros, e com o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra/RS, Vladimir Lima.

Segundo Da Ros, para viabilizar a assistência técnica e extensão rural como estratégias, é necessário pensá-las como ação sólida de longo prazo. "O programa é negociado a partir das demandas que se apresentam, não está fundamentado em uma estrutura permanente. Porém, sua efetivação não pode ficar à mercê de descontinuidades".

Conforme o especialista, à medida que o acompanhamento técnico interfere na realidade das famílias, o contexto vai mudando e novas demandas vão surgindo. Assim, a assistência técnica atua entre os agricultores e suas necessidades. "Age como mediador e estabelece uma ponte entre os diferentes meios. O técnico é um decodificador de demandas, que vai buscar o que o agricultor precisa", observou Da Ros.

Uma das metas para o próximo ano é o aperfeiçoamento de sistemas de gestão rural dos assentamentos, que prevê a sistematização de informações mais detalhadas, e contribui para o Sistema de Acompanhamento e Monitoramento (Sama), já utilizado pelo Incra para fiscalizar as ações de campo.


Metas

Durante o Encontro, também serão discutidos assuntos mais pontuais, como: gestão rural na reforma agrária, licenciamento de açudes, plano de recuperação de áreas degradadas e visitas ambientais, além de questões operacionais do programa.

O evento encerra um ciclo de reuniões regionais realizadas no último mês em preparação às próximas ações. No dia 02, o Conselho Estadual de Assistência Técnica consolidou as metas para 2012, já estipulando os prazos de visitas (de fevereiro a julho, primeiro, e de agosto a janeiro de 2013, depois) e das ações mensais a serem realizadas nas escolas (entre março e novembro), bem como a manutenção de 15% das horas de trabalho para atividades complementares, entre outras.

O programa de assistência técnica desenvolvido pelo Incra atende, no RS, mais de 11 mil famílias, de 303 assentamentos em 87 municípios. Há três anos, as prestadoras são contratadas através de licitação e distribuídas em 19 núcleos operacionais, formados conforme a localização geográfica dos assentamentos. A Emater/RS e a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec) acompanham nove núcleos cada uma, e o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) é responsável por mais um. Ao todo, são 132 técnicos de diferentes áreas.

A parceria do Incra com o Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria mantém quatro articuladores técnicos que contribuem com a organização e acompanhamento das ações de assistência técnica. A equipe, junto com o professor coordenador Pedro Neumann, também participa do Encontro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.