CI

Encontro e dia de campo sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Evento acontece dia 10 no município de Balsas, MA


Produtores rurais, empresários, técnicos e estudantes terão a oportunidade de conhecer nesta terça-feira 10, no município de Balsas, a 810 quilômetros de São Luís, uma alternativa para o desenvolvimento sustentável dos cerrados do Maranhão. É o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, desenvolvido pela Embrapa, que será mostrado em um encontro interinstitucional.


O evento, que acontecerá no auditório do hotel Águas do Vale, a partir das 8:30 horas, terá duas mesas redondas e um painel. A abertura será feita pelo secretário de Agricultura do Maranhão, Cláudio Azevedo; o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira; o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Hoston Tomás Nascimento; e Fernando Machado dos Santos, representante do Ministério da Agricultura no Maranhão.

Ações de pesquisa e de transferência de tecnologias em sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Embrapa, é o tema da primeira mesa redonda, que terá como moderadora Gladys Beatriz Martinez, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental. Serão palestrantes Luiz Carlos Balbino, coordenador nacional do projeto na Embrapa e Marcos Lopes Teixeira Neto, que comanda as ações na Embrapa Meio-Norte.

Na segunda mesa redonda, o foco é Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: oportunidades, mercado, logística e investimentos nas cadeias produtivas. O moderador será Richard Wagner Martus, gerente do Banco do Nordeste em Balsas. Os palestrantes serão: Ednart Barbosa, da Bungue; Marco Túlio Dominici, presidente da ASCEM; Hilton Coelho, da Faema; Gisela Introvini, da Fapcen; e um representante da empresa Suzano.
À tarde, das 14 às 16 horas, será desenvolvido o painel Estratégia para Dinamização do Uso do sistema Integração lavoura-Pecuária-Floresta como alternativa para o desenvolvimento regional sustentável. O pesquisador Dirceu Klepker, da Embrapa Soja, será o moderador. A proposta vai ser apresentada pelo pesquisador Valdemício Ferreira.

Após o painel, começam as discussões e considerações sobre os temas apresentados. Logo depois, será formado e instalado o Comitê Gestor do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que terá 21 membros.
NA PRÁTICA – Na quarta-feira 11, o sistema será conhecido na prática, durante um dia de campo, na fazenda Santa Luzia, no município de São Raimundo das Mangabeiras, a 100 quilômetros de Balsas. O evento começa às 8 horas, e terá três estações. A primeira tem início com uma visita às unidades demonstrativas de eucalipto intercalado com faixas de milho, mais capim, soja, arroz e feijão-caupi.


As palestras vão focar os sistemas integrados, estabelecimento, condução e rendimentos obtidos nas unidades demonstrativas. Os palestrantes serão Marco Lopes Teixeira, analista da Embrapa Meio-Norte; Adelmo Gomes, agrônomo da fazenda Santa Luzia e o assistente de pesquisa Benedito Neto, também da Embrapa.

Para a segunda estação, está prevista uma visita à unidade demonstrativa de milho mais capim e terminação de bois e vacadas a pasto e quatro palestras. São elas: manejo do rebanho utilizado na propriedade, com Valter Ribeiro, veterinário da fazenda Santa Luzia; formação, uso e manejo da pastagem, pelo pesquisador Raimundo Bezerra Neto, da Embrapa Meio-Norte; nutrição e alimentação dos bois e vacadas a pasto na entressafra, com o pesquisador Hoston Tomás Nascimento; e centro de manejo animal da fazenda, com o empresário Osvaldo Mssao.

A terceira estação acontecerá na área de soja da Embrapa na fazenda. A apresentação dos campos de multiplicação de sementes de soja será feita pelo pesquisador Dirceu Klepker e o analista da Embrapa Transferência de Tecnologia, Carlos Fernando Rabelo.

As informações são da Embrapa Meio-Norte


Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.