CI

Encontro reúne cadeia produtiva do trigo

O objetivo é discutir as perspectivas do trigo para 2007


Na próxima quinta-feira (22-03), produtores, técnicos e pesquisadores estarão reunidos no 5º Encontro Técnico da Cadeia Produtiva do Trigo, na Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopadf), situada na BR 251 Km 40, das 8h às 13h30.

O objetivo é discutir as perspectivas do trigo para 2007, principalmente quanto à disponibilidade de sementes, novas tecnologias e comercialização.

O evento irá abordar diversos aspectos da cadeia produtiva do trigo irrigado na região do cerrado do Brasil central. O pesquisador da Embrapa Cerrados Júlio César Albrecht adianta que os produtores estão apreensivos principalmente quanto à disponibilidade de semente para o plantio, que terá início em abril e se estende até o final de maio, e qual será o valor do trigo no momento da comercialização, que ocorre de agosto até outubro.

O que está chamando a atenção dos produtores é a perspectiva da elevação nos preços do cereal, em função desta perspectiva, espera-se um crescimento da área plantada no Brasil Central, que atualmente está em torno de 50 mil hectares. A expectativa é de um acréscimo em torno de 15% da área em relação aos últimos dois anos.

O aumento no preço do trigo é em função do governo Argentino ter suspendido as exportações do produto, cerca de 95% do trigo importado pelo Brasil é oriundo da Argentina.

No encontro, os pesquisadores Júlio Albrecht (Embrapa Cerrados) e Márcio Só e Silva (Embrapa Trigo) apresentarão as tecnologias para as novas cultivares de trigo BRS 254 e 264, lançadas pela Embrapa, e também para as outras cultivares atualmente recomendadas para a região,

O técnico da Conab, Gustavo Bracale, vai abordar as perspectivas de mercado e discutir alguns aspectos sobre a política do governo para o trigo nacional. O engenheiro agrônomo Fernando Geraldo Martins, da Cotrijal, de Não-Me-Toque (RS), apresentará uma palestra sobre “Tecnologias para aplicação de defensivos agrícolas”. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Cerrados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.