Encontro reúne cafeicultores em Jesuítas/PR

Agronegócio

Encontro reúne cafeicultores em Jesuítas/PR

Cerca de 350 pessoas, entre produtores, técnicos e representantes do setor cafeeiro
Por:
1207 acessos
Na próxima quinta-feira (12), acontecerá o Café Tec Show e 7º Encontro Regional de Produtores de Café de Jesuítas. Cerca de 350 pessoas, entre produtores, técnicos e representantes do setor cafeeiro, devem participar do encontro promovido pela Prefeitura Municipal, Copacol e Instituto Emater.

Além de palestras e debates sobre a cultura, empresas do setor vão mostrar novas tecnologias e equipamentos. O encontro começará às 8h, no Salão da Paróquia Santo Inácio de Loyola. Os organizadores pretendem incentivar os produtores a renovar os plantios e a cultivar novas áreas de café, adotando técnicas que melhorem a qualidade e a produtividade das lavouras.

Desde 1991, o Governo do Paraná estimula a revitalização da cafeicultura, com ações de fomento, capacitação, pesquisa e extensão rural junto aos cafeicultores. O objetivo é consolidar uma nova cafeicultura no estado, mais tecnificada. As mudanças começaram com o sistema de café adensado, seguido da melhoria do processo de colheita, profissionalização dos cafeicultores e, mais recentemente, do incentivo à mecanização da cultura.

O Município de Jesuítas, sede do encontro, teve o café como principal atividade econômica. No entanto, a cafeicultura na região entrou em decadência na década de 80 a cultura quase foi extinta no município.

A partir do trabalho da Seab/Emater, em parceria com a Copacol, prefeitura municipal e produtores o quadro foi revertido e o café passou a ser mais uma atividade para diversificar a renda do produtor rural da região de Jesuítas.

Atualmente os esforços dos técnicos são dirigidos à melhoria da produtividade e da qualidade da bebida, para que o café dê maior retorno econômico aos agricultores.

Os extensionistas pretendem incluir a região oeste no cenário cafeeiro do Paraná, como centro difusor de novas tecnologias. Também estão trabalhando com os produtores para formar lotes de café de qualidade e participem de concursos para divulgar a região como produtora de cafés especiais.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink