CI

Encontro reúne embaixadores do continente africano na Embrapa

Eles vão conhecer o modelo operacional da unidade da Embrapa África


Pela primeira vez desde a instalação do Escritório da Embrapa África (Acra-Gana), há três meses, embaixadores de 18 países do continente africano vão se reunir nesta sexta-feira (02-03) com a diretoria e pesquisadores da Assessoria de Cooperação Internacional (ARI). Eles vão conhecer o modelo operacional desta unidade da Embrapa, que é um dos mais importantes instrumentos de cooperação entre o Brasil e a África para o desenvolvimento sustentável. O encontro, além de inédito, deverá marcar o começo de um diálogo para formular estratégias de fortalecimento da missão da Embrapa naquele continente.

Mais do que apresentar formalmente o escritório sediado em Acra aos embaixadores, a diretoria quer saber quais as demandas e ações de cada um dos países interessados em promover a transferência e o uso de tecnologias da Embrapa para a agricultura tropical. Desde que a Embrapa África se tornou operacional, em dezembro do ano passado, os especialistas da ARI discutem com os públicos-alvo os caminhos da promoção e do uso da tecnologia para gerar crescimento, reduzir as desigualdades, combater a fome e a pobreza e buscar a inserção de pequenos agricultores no ciclo sustentável.

No começo de fevereiro a diretoria, técnicos e pesquisadores da Embrapa apresentaram o modelo do escritório a representantes de organismos bilaterais de cooperação e de empresas nacionais com investimentos na África (como a Petrobrás e a Vale do Rio Doce) . Foram duas promissoras rodadas que despertaram o interesse daqueles que têm forte atuação no continente africano. Na prática, em muitos dos casos, são organismos que já têm portifólio de projetos direcionados aos países daquele continente. A reunião com os embaixadores do continente africano ocorrerá na sede da Embrapa, em Brasília, entre 11h e 12h30.

Serviço:

Data: 2 de março

Horário: 11h

Local: Embrapa – Edifício Sede, sala Álvaro Barcellos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.