CI

Encontro Técnico discute sistemas de produção sustentáveis em Boa Vista das Missões

A noite de terça-feira foi dedicada ao debate sobre sistemas de produção sustentáveis, realizado durante um Encontro Técnico em Boa Vista das Missões.


A noite de terça-feira (16/08) foi dedicada ao debate sobre sistemas de produção sustentáveis, realizado durante um Encontro Técnico em Boa Vista das Missões. Mais de 180 pessoas, entre elas produtores, lideranças e estudantes do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões, participaram do evento promovido pela Emater/RS-Ascar, Embrapa, Fazenda Librelotto e Fazenda Busanello, Agrobon e Sementes Cometa, no salão do Clube Atlético Boa Vista. 

No Encontro, três painéis foram apresentados para estimular o debate sobre sistemas de produção sustentáveis. A moderação do Encontro ficou a cargo do supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski. Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta foi o assunto que deu início aos painéis. O tema foi apresentado pelo engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo.

Em sua apresentação, Ilvandro fez um resgate da história, ressaltando as mudanças nos processos produtivos, do grande impacto da produção individualizada das culturas até agora, onde há uma retomada dos sistemas integrados, como é o caso da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). 

Enfocando este sistema, que integra sistemas produtivos distintos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área, Ilvandro destacou algumas vantagens e benefícios que resultam desse sistema, como o bem-estar animal, aumento na produtividade, melhor aproveitamento das áreas, diminuição de custos e novas possibilidades de renda. Utilizando o exemplo de uma propriedade de Passo Fundo que trabalha com ILPF e há oito anos é acompanhada pela Emater/RS-Ascar e confirma todos os benefícios citados pelo agrônomo.

Na sequência dos painéis o médico veterinário e chefe da divisão técnica do Senar, João Augusto Telles, falou sobre gestão nas propriedades rurais. Outras alternativas rentáveis foi o assunto abordado pelo engenheiro agrônomo representante da Universidade Federal de Santa Maria e do Clube Amigos da Terra (CAT), Milton Scariot.

O Encontro Técnico é uma atividade tradicionalmente realizada um dia antes do Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária, evento realizado na Fazenda Librelotto, interior de Boa Vista das Missões, que reúne centenas de produtores, estudantes e lideranças de toda a região. Este ano, o Dia de Campo aconteceu na quarta-feira (17/08), com estações que abordaram temas como novas oportunidades em Integração Lavoura-Pecuária para cria e recria, pesquisa sobre ganhos em pecuária de leite e de corte, controle de plantas daninhas nas culturas de inverno, cereais de duplo propósito e secagem e armazenagem de grãos.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício de Boa Vista das Missões, Fermino Dalabrida, o gerente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Valmir Wegner, do chefe geral da Embrapa Trigo, Sérgio Roberto Doto, do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Francisco Frizzo, do diretor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus de Palmeira das Missões, Rafael Lazzari, entre outras autoridades.

Na ocasião, o chefe geral da Embrapa Trigo, Sérgio Roberto Doto, recebeu uma menção de agradecimento do produtor, Ivonei Librelotto, proprietário da Fazenda Librelotto, pelo apoio e parceria dedicados ao longo desses anos às atividades da propriedade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.