CI

Encontro técnico do Irga reúne gerentes e coordenadores

Reuniões serão realizadas de 2 a 6 de maio, em diversos municípios


A organização de uma agenda técnica para definição das demandas de pesquisa, extensão rural e política setorial foi o foco da reunião realizada ontem pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. O objetivo, a partir dessa agenda, é formular as linhas prioritárias de atuação e os programas e ações para esta gestão.

A agenda técnica terá início com a realização de reuniões nos 40 Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural – NATEs – com a finalidade de identificar e discutir as demandas junto aos produtores e técnicos envolvidos em toda a cadeia produtiva do arroz. O assessor técnico do Irga, Sérgio Gindri Lopes, informa que as reuniões vão ser realizadas simultaneamente de 02 a 06 de maio nos municípios que sediam os núcleos.

Outra programação prevista na agenda é uma convenção técnica que será realizada de 1º a 03 de junho, em Santa Maria, em que as demandas apresentadas pelos NATEs serão analisadas, possibilitando a definição das estratégias de ação para os próximos quatro anos. Devem participar do evento todos os agentes técnicos do Irga, os representantes da Comissão de Pesquisa e Extensão Rural do Conselho Deliberativo do Irga e representantes de todos os setores da cadeia produtiva.

Na oportunidade, foi feita uma avaliação das atividades técnicas realizadas durante a safra 2010/2011, quando foram analisados itens como produção, produtividade e eventos técnicos. Para o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Rui Ragagnin, a safra está apresentando excelentes índices de produtividade. “Devemos finalizar a colheita dentro de um mês com uma média estadual em torno de 7,5 toneladas por hectare”, relata ele, salientando que esses resultados se devem ao clima favorável que possibilitou o bom desempenho da lavoura associado ao alto nível de tecnologia empregado.

Irga lança três cultivares

Durante a reunião, o presidente do Irga, Cláudio Brayer Pereira, informou o lançamento de três cultivares de arroz irrigado: IRGA 426, IRGA 427 e IRGA 428 CL. “Esses lançamentos já estarão disponíveis para a próxima safra visando melhorar a produtividade e a competitividade da lavoura”, declara Pereira.

Participaram também do encontro o chefe de gabinete do Irga, César Marques Pereira, o gerente da Divisão de Pesquisa do instituto, Carlos Alberto Fagundes e os coordenadores dos escritórios regionais.

As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Rio Grandense do Arroz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.